Um SUV, duas opções de motor
É oficial, depois dos rumores, o anúncio: A BYD acaba de lançar oficialmente o Sealion 06, um SUV de tamanho médio que junta à sua gama Ocean tanto versões 100% elétricas (EV) como híbridas plug-in (PHEV).
O modelo está agora disponível na China, com preços a partir de 139.800 yuans (cerca de 16 406,75 Euros) e vai até 169.800 yuans (cerca de 19 976 Euros), consoante a configuração.
Elétrico ou híbrido: o que muda entre as duas versões
A versão EV é construída sobre a plataforma e-Platform 3.0 Evo e suporta carregamento rápido a 800V.
Já a variante híbrida utiliza a quinta geração da tecnologia DM-i da marca, combinando um motor a gasolina de 1.5 litros com um motor elétrico de 160 kW.
Os modelos híbridos oferecem duas opções de bateria (18,3 kWh ou 26,6 kWh), permitindo autonomias elétricas puras entre 93 e 130 km. A autonomia combinada pode chegar a uns impressionantes 1.670 km, graças ao sistema integrado de controlo de energia.
Dimensões generosas e foco no conforto
O Sealion 06 mede 4.810 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e 1.675 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.820 mm.
Vem equipado com suspensão dianteira MacPherson e suspensão traseira multi-link, além do sistema inteligente de controlo de amortecimento DiSus-C da BYD.
O peso ronda os 1.890 kg e os pneus de série são 235/50 R19.
Em termos de espaço, há lugar para tudo: bagageira dianteira com 142 litros e traseira com até 1.630 litros com os bancos rebatidos. O espaço para as pernas na traseira é generoso, com 1.480 mm.

Interior moderno e com tecnologia integrada
No habitáculo, o destaque vai para o ecrã central flutuante de 15,6 polegadas, painel de instrumentos digital, volante de quatro raios com base achatada e um objeto especial: um frigorífico integrado capaz de armazenar até quatro garrafas.
A consola central conta com carregador wireless, botão rotativo de temperatura e dois suportes para copos.
Todos os modelos incluem bancos dianteiros aquecidos e com ventilação, teto panorâmico com 1,73 m², sistema de som Dynaudio (exclusivo no segmento) e duas opções de cores interiores.
Desempenho para todos os gostos
Na versão elétrica, há três configurações disponíveis:
-
EV 550 (160 kW, 550 km de autonomia)
-
EV 610 (170 kW, 610 km de autonomia)
-
EV 610 AWD (310 kW, tração integral, 4,9s dos 0–100 km/h)
Já as versões híbridas plug-in oferecem 121 km ou 200 km em modo elétrico, com tempos dos 0–100 km/h entre 7,9 e 8,5 segundos.
Segurança rodoviária e assistência de condução de série
Todos os modelos contam com sete airbags, mais de 30 funcionalidades de segurança ativa, e o sistema de condução assistida DiPilot 100 (“God’s Eye” versão C).
Este já suporta condução assistida em autoestrada (NOA) e deverá receber futuras atualizações para funcionalidades mais avançadas.
Inclui ainda modo Sentinela, acesso por NFC, sistema ETC integrado, e uma escova traseira com cobertura de 87,3% da janela.

Mais uma aposta na mobilidade acessível
Com um preço de entrada altamente competitivo, grande autonomia, tecnologia atualizada e um design atrativo, o BYD Sealion 06 surge como uma opção sólida tanto para o mercado chinês como, potencialmente, para mercados internacionais.
Resta saber quando (e se) o modelo chegará à Europa, com que configurações e com que preço.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News