A Acura vai fabricar um carro desportivo elétrico "ao estilo do NSX", com previsão de lançamento no mercado em 2027 ou 2028, segundo o vice-presidente executivo global da Acura, Shinji Aoyama.
NSX - Uma lenda do passado
O lendário carro desportivo Honda NSX, vendido nos EUA como Acura NSX, fez furor nos anos 90 e era popular pelo seu estilo modernista, comportamento exímio e uma inovadora utilização de algumas novas tecnologias, como um monocoque de alumínio. O seu nome significava “New Sportscar eXperimental”, mostrando a intenção da Honda de explorar tecnologias novas com o modelo.
Em 2016, a Acura trouxe o NSX de volta, desta vez com uma motorização híbrida de mais de 500 cv. No entanto, o carro não apresentava capacidade de plug-in e chegou tarde ao mercado em comparação com o Tesla Roadster e o Porsche 918, por exemplo. Principalmente por estas duas razões, o “Novo NSX” perdeu um pouco do seu brilho avant-garde e experimental. Esse modelo deixou de ser produzido em 2022.
Uma nova geração para o NSX?
No entanto, parece que a Acura estará pronta para lançar um novo modelo do cobiçado supercarro para os dias de hoje, com um carro desportivo “tipo NSX” totalmente elétrico a chegar em breve.
Ontem, na Monterey Car Week, na Califórnia, Aoyama disse aos jornalistas no local que um veículo semelhante ao NSX chegará às estradas em 2027-2028. No entanto, o representante não confirmou se o veículo será um sucessor do NSX, apenas que será um estilo de carro semelhante.
A Acura já mostrou anteriormente um conceito semelhante ao NSX. Na última edição da Monterey Car Week, a Acura apresentou um conceito “Electric Vision”, cujo formato faz lembrar o lendário supercarro. Ainda assim, a fabricante não comentou, na altura, quando ou até se poderia vir a ser produzido. Tratava-se apenas de um “estudo de design”.
A Acura irá utilizar a arquitetura “série 0” da Honda, que está a ser desenvolvida para o seu primeiro sedan elétrico, que deverá chegar às estradas em 2026. O objetivo desta utilização é de manter a arquitetura do novo desportivo “fina e leve”. A Honda quer garantir que a bateria não é demasiado alta, porque uma bateria mais fina significa mais espaço no habitáculo num sedan, bem como uma menor proximidade do solo num carro desportivo.