Ao que tudo indica, há uma marca portuguesa que acabou de começar a produção de um novo motor elétrico. O motor em questão está a ser produzido pela Horse, uma empresa “joint venture” entre a Renault e a Geely, da China. O início da produção aconteceu esta terça-feira, dia 14 de janeiro.
De acordo com a Razão Automóvel, os motores elétricos serão concebidos na fábrica da marca em Cacia, no distrito de Aveiro. Com a criação deste novo motor, o objetivo seria utilizá-lo em carros híbridos e em híbridos plug-in.
O que sabemos sobre o motor, nesta fase?
Com base nas informações que dispomos até ao momento, este motor da Horse vai apresentar uma potência máxima de 49 kW, ou seja, 66 cv. É expectável que o motor a ser feito em Portugal permita atingir uma velocidade máxima de 130 quilómetros por hora.
Sabe-se ainda que, só na fábrica em Portugal, pretende-se que sejam criados 160.000 unidades de motor elétrico. Para tal, as instalações tiveram de ser adaptadas, já que passam a existir quatro linhas novas de produção, todas elas com funções diferentes.
Segundo a mesma fonte de informação, o motor elétrico da Horse está a ser projetado para uso em modelos como o Dacia Duster, o Renault Austral ou o Nissan Qashqai, entre outros. Isto porque o motor será usado em veículos com combustão interna HR12, HR16 e HR18 da Horse. Os exemplos dados em cima correspondem a esses requisitos.
Na perspetiva da Horse, “o novo eMotor de fluxo radial utiliza a tecnologia e os materiais mais avançados para oferecer desempenho e eficiência excecionais para a próxima geração de veículos híbridos convencionais e carregáveis” (via Razão Automóvel).
O diretor executivo da empresa, Patrice Haettel, acrescenta que “o início da produção do eMotor em Aveiro reforça o compromisso da HORSE de oferecer sistemas de transmissão eficientes usando a mais avançada tecnologia”.