O novo iPad Air mostrou-nos algo que pode muito bem chegar no iPhone 12 (e não é o processador)

Filipe Alves
Comentar

O novo iPad Air chegou de forma oficial e com novidades que são relevantes para o mundo Apple. E não estou a falar só porque nos dá o novo processador A14.

Este novo processador será o chip que será integrado no iPhone 12, porém, a característica que me deixou com maior esperança ainda foi o TouchID do iPad Air que é localizado no botão "On/Off" do dispositivo.

TouchID do iPad Air pode muito bem chegar no iPhone 12

Este novo iPad Air segue a ideologia de design dos novos iPhone 12. Ou seja, as laterais do tablet são "espalmadas" e lisas. Algo que já há muito se vem falando para os novos iPhones.

Apple iPad Air Touch ID iPhone 12

Na revelação do iPad Air, a Apple mostrou a sua nova tecnologia de desbloqueio do dispositivo com o TouchID no botão On/Off. Esta funcionalidade não é uma novidade no mundo mobile.

Apple iPad Air Touch ID iPhone 12

Fabricantes como a Sony, Huawei, Samsung ou até Xiaomi já há muito que o fazem. Porém, a Apple desde que investiu no FaceID abandonou por completo a ideia do sensor de impressões digitais.

Leitor de impressões digitais no ecrã é "caro demais"

Podíamos até dizer que não tinha lógica a Apple implementar este sensor no iPhone porque o telemóvel tem um ecrã OLED. Ou seja, perfeito para o sensor biométrico no ecrã.

Porém, desde quando é que vemos a Apple a investir algo que está na moda nos concorrentes? Além disso, é um investimento que iria custar mais caro à Apple, ou seja, um iPhone ainda mais caro.

Visto que o FaceID é (e foi) o grande investimento, acredita-se que o TouchID venha só durante um tempinho. Pelo menos até à pandemia passar e as pessoas deixarem de usar máscara.

Isto porque o FaceID não funciona perfeitamente com máscara. Ou seja, os utilizadores com um leitor biométrico de impressão digital estão agradecidos por o ter.

Sonhar muito alto no iPhone 12?

Em suma, posso até estar a sonhar muito alto. Todavia, acredito mesmo que a Apple revelará o TouchID na lateral do iPhone. No tal botão On/Off. Algo que só saberemos no evento que deverá acontecer no próximo mês.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.