Recentemente, a BYD surpreendeu o mundo dos elétricos ao lançar o seu primeiro kei car no Japão. O Racco, como foi chamado e que significa lontra em japonês, foi apresentado com pompa e circunstância no Salão Automóvel de Tóquio 2025.
Desde logo salta à vista o seu invulgar aspeto. Porém, também as suas dimensões compactas e o preço bem apelativo são outros ingredientes que certamente vão jogar a favor da fabricante chinesa.
O Racco mede 3.39 metros de comprimento, 1.47 metros de largura e 1.80 metros de altura, ou seja, cerca de 60 centímetros a mais do que o Dolphin Surf, que chegou a Portugal nos últimos meses. Chega com uma bateria LFP Blade de 20 kWh e a autonomia no ciclo WLTC de cerca de 180 km.
Quanto vai custar?

Apesar de ainda não se saber oficialmente os valores, a tendência é para que ronde os 2,6 milhões de ienes, qualquer coisa como 15 mil euros. Surpreendentemente, é possível que este peculiar (e barato) veículo elétrico também chegue à Europa. Quem o afirma é a vice-presidente da BYD, Stella Li.
"Teremos muito interesse em seguir a regulamentação da União Europeia. Se houver espaço, podemos trazer esse carro para aqui", disse em declarações reproduzidas pela AutoCar.
A regulamentação em causa diz respeito ao novo segmento de carros elétricos (E-car) que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, abordou em setembro. A líder pediu que fossem criados veículos mais pequenos e económicos.
Na senda do alerta de von der Leyen, a Dacia já começou a dar os primeiros passos nesse sentido com o Hipster Concept. Se este protótipo for para a frente e começar a ser produzido em larga escala, a expectativa é que o seu valor não exceda os 15 mil euros.
