Recentemente, ficamos a conhecer um novo conceito de carro elétrico (VE) da Toyota. Chama-se FT-Me e é mais pequeno do que os automóveis a que estamos habituados. O seu comprimento não chega a 2,50 metros.
Este conceito de carro foi criado para o mercado da Toyota na Europa. Portugal é um dos países onde a Toyota comercializa os seus automóveis. No entanto, sendo o FT-Me um "concept-car", ainda não sabemos se algum dia será lançado oficialmente.
O veículo em questão tem apenas 2 lugares e ocupa cerca de metade do espaço de estacionamento de carros normais, relata a Electrive. Em baixo, podes ver algumas imagens deste VE que a gigante japonesa acabou de anunciar.
Os objetivos da Toyota com este FT-Me
Tal como refere a Toyota, na sua página oficial, este FT-Me é “um conceito inovador como uma visão para a micromobilidade totalmente elétrica que combina design premium com acessibilidade”.
O automóvel em questão visa atender às necessidades de moradores da cidade de desafios dos ambientes urbanos. Um aspeto que salta logo à vista no Toyota FT-Me é o seu visual futurista e as linhas de design bastante avançadas.
O carro mistura os tons de preto e branco, o que também ajuda a tornar o seu aspeto visual mais peculiar. “Um conceito inovador de visibilidade de 360 graus garante o máximo contacto visual com outros utilizadores da estrada, aumentando a segurança e a manobrabilidade” - assegura a Toyota.
Este foi ainda concebido para ter fácil conectividade com smartphones. Outro pormenor curioso do FT-Me é que, tal como a marca explica, “pode ser conduzido apenas por comandos manuais no seu volante inovador, o que o torna utilizável para utilizadores de cadeira de rodas”.
Sustentabilidade é outro dos pilares do FT-Me
A marca automóvel também garante que o compromisso com a sustentabilidade fica evidente no FT-Me. Este maximiza a reciclabilidade e usa materiais recicláveis, o que faz reduzir a pegada de carbono em 90%, face a outros modelos atuais.
Com base nas informações que a Toyota disponibiliza, sabemos ainda que consome 3 vezes menos energia por quilómetro do que o VE comum. Outra novidade é o facto de ter tecnologia de teto de painel solar. Na prática, esta pode aumentar a autonomia diária do veículo até um valor máximo de 30 quilómetros.
Nesta fase, ainda não há informações oficiais sobre possível data de lançamento e eventual chegada a Portugal. Nesta fase, ainda é "apenas" um conceito.