
Depois de uma pequena confusão na semana passada, em que uma suposta bateria do iPhone 17 Air afinal era a do modelo Pro, surgiram agora aquelas que parecem ser as primeiras imagens reais da bateria do futuro e fino iPhone 17 Air. As fotos, publicadas no blog coreano Naver, mostram uma bateria em forma de "L" envolta numa fina camada de aço, mas o que realmente choca é a sua espessura.
A bateria do iPhone 17 Air mede apenas 2,49 mm de espessura, incluindo a sua proteção metálica. Para que tenhas uma noção, isto é o equivalente a três cartões de crédito empilhados. As imagens comparativas mostram que é visivelmente mais fina que a bateria do seu irmão, o iPhone 17 Pro. É uma proeza de engenharia que será necessária para caber num telemóvel que, segundo os rumores, terá uma espessura total de apenas 5,5 mm.

2,49 mm de espessura, mas apenas 2900 mAh de capacidade
Mas esta finura impressionante vem com um custo, e chama-se capacidade. Os rumores mais recentes apontam para que esta bateria tenha apenas cerca de 2900 mAh. Este é um número que, à primeira vista, causa calafrios e levanta sérias dúvidas sobre a autonomia do aparelho.

Para que tenhas um termo de comparação, o iPhone 16 Plus, o modelo que o 17 Air irá substituir, tem uma bateria de 4674 mAh. O último iPhone a ter uma bateria abaixo dos 3000 mAh foi o iPhone 13 mini, um telemóvel que tinha um ecrã minúsculo de 5,4 polegadas. A grande questão é como é que uma bateria tão pequena vai conseguir alimentar um ecrã que, segundo os rumores, terá umas gigantescas 6,9 polegadas?
A única explicação plausível, e a grande esperança para a autonomia deste futuro iPhone, é que a Apple possa estar a preparar-se para usar uma nova tecnologia de bateria, como as de silício-carbono. Esta tecnologia permite uma maior densidade energética, ou seja, mais "sumo" no mesmo espaço físico. Resta-nos agora esperar para ver se a Apple tem mesmo este truque na manga para compensar o tamanho reduzido desta nova e finíssima bateria.