Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

O maior segredo do iPhone 17 Air foi revelado, mas nem tudo são boas notícias

Surgiram as primeiras imagens da bateria do iPhone 17 Air. É mais fina que a do 17 Pro, mas a capacidade é reduzida. Será que a Apple tem um truque na manga para a autonomia?

Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors

Depois de uma pequena confusão na semana passada, em que uma suposta bateria do iPhone 17 Air afinal era a do modelo Pro, surgiram agora aquelas que parecem ser as primeiras imagens reais da bateria do futuro e fino iPhone 17 Air. As fotos, publicadas no blog coreano Naver, mostram uma bateria em forma de "L" envolta numa fina camada de aço, mas o que realmente choca é a sua espessura.

A bateria do iPhone 17 Air mede apenas 2,49 mm de espessura, incluindo a sua proteção metálica. Para que tenhas uma noção, isto é o equivalente a três cartões de crédito empilhados. As imagens comparativas mostram que é visivelmente mais fina que a bateria do seu irmão, o iPhone 17 Pro. É uma proeza de engenharia que será necessária para caber num telemóvel que, segundo os rumores, terá uma espessura total de apenas 5,5 mm.

Alegada bateria do iPhone 17 Air. Imagem: Naver
Alegada bateria do iPhone 17 Air. Imagem: Naver

2,49 mm de espessura, mas apenas 2900 mAh de capacidade

Mas esta finura impressionante vem com um custo, e chama-se capacidade. Os rumores mais recentes apontam para que esta bateria tenha apenas cerca de 2900 mAh. Este é um número que, à primeira vista, causa calafrios e levanta sérias dúvidas sobre a autonomia do aparelho.

Alegada Bateria do iPhone 17 Air. Imagem: Naver
Alegada bateria do iPhone 17 Air. Imagem: Naver

Para que tenhas um termo de comparação, o iPhone 16 Plus, o modelo que o 17 Air irá substituir, tem uma bateria de 4674 mAh. O último iPhone a ter uma bateria abaixo dos 3000 mAh foi o iPhone 13 mini, um telemóvel que tinha um ecrã minúsculo de 5,4 polegadas. A grande questão é como é que uma bateria tão pequena vai conseguir alimentar um ecrã que, segundo os rumores, terá umas gigantescas 6,9 polegadas?

A única explicação plausível, e a grande esperança para a autonomia deste futuro iPhone, é que a Apple possa estar a preparar-se para usar uma nova tecnologia de bateria, como as de silício-carbono. Esta tecnologia permite uma maior densidade energética, ou seja, mais "sumo" no mesmo espaço físico. Resta-nos agora esperar para ver se a Apple tem mesmo este truque na manga para compensar o tamanho reduzido desta nova e finíssima bateria.

Apple iPhone 16 de 128 GB: Smartphone 5G com controlo de câmara, chip A18 e autonomia.
Apple iPhone 16 128 GB, chip A18 e autonomia.
822,37 €Amazon ES
974,85 €-16%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. brunocoelho@4gnews.pt
Anúncio de Fundo