Nos últimos tempos a Apple tem vindo a enfrentar desafios que colocaram à prova a sua liderança no mercado de smartphones. Mas agora a empresa de Tim Cook recebeu boas notícias.
O último relatório da Counterpoint Research coloca novamente a Apple como líder de vendas globais e tudo por causa do lançamento do iPhone 16e.

Tal como podemos ver no gráfico apresentado pela Counterpoint Research, no primeiro trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024, a Samsung conseguiu sempre superar a rival Apple. Recorde-se que a gigante sul-coreana lança a sua série Galaxy S sempre no primeiro mês do ano.
Mas este ano, a Apple tinha uma arma secreta para combater o sucesso da sua rival. O iPhone 16e impulsionou as vendas da empresa de Tim Cook, especialmente nos mercados do Japão, Índia, Médio Oriente, África e Sudeste Asiático, nos quais a Apple registou um crescimento de dois dígitos.
No entanto, Tim Cook tem ainda muito trabalho pela frente. Nem mesmo o iPhone 16e conseguiu ressuscitar o interesse dos potenciais compradores na Europa e China. Nestes dois mercados, a empresa mantém-se estável ou com ligeiras descidas nas vendas.
A Samsung, por sua vez, terá também de pensar na sua estratégia. Depois de um crescimento em 2023 e 2024 – período durante o qual até conseguiu superar a sua rival mais direta – está agora a registar uma descida de 5% nas suas vendas globais.
Mas quem está de parabéns é a Xiaomi. A marca chinesa ocupa um sólido terceiro lugar no ranking de vendas globais e nos últimos dois anos tem vindo sempre a crescer. Ainda que o crescimento seja ligeiro, 1% ao ano, o que é certo é que é sustentável a nível global.
Mas ainda que o mercado de smartphones tenha vindo a crescer nos últimos tempos, a Counterpoint Research prevês que sofra agora uma queda, devido à imposição das tarifas comerciais da administração Trump.