Cerca de uma semana após a Google iniciar a disponibilização do seu Android 15 para os smartphones Pixel, nem tudo parece correr bem para os lados dos utilizadores dos telemóveis com o selo da Google.
Há dias que vários utilizadores começaram a falar de cenários em que os seus smartphones Pixel ficaram pura e simplesmente bloqueados após a atualização do Android e ativação de funcionalidades associadas à versão 15, com situações em que o dispositivo desligou sem aviso.
Pixel 6 no centro das reclamações
As queixas centram-se no modelo Google Pixel 6, com relatos diversos feitos por utilizadores na rede Reddit, aos quais o Android Police deu atenção.
O site destaca dois casos em que os utilizadores viram os seus smartphones 'morrerem’ simplesmente após ativarem a função Private Space – uma funcionalidade do Android 15 que permite criar um espaço privado na zona de armazenamento para guardar Apps e respetivos dados de forma oculta, com password própria.
Num dos casos um utilizador refere que o dispositivo simplesmente desligou e ficou bloqueado após tentar abrir uma aplicação guardada no Private Space, enquanto outro falou de uma ‘morte repentina’ enquanto usava normalmente o telemóvel, mesmo tendo bateria suficiente para continuar a trabalhar.
O Android Police fala de problemas supostamente semelhantes aos ocorridos com a atualização para o Android 14, falando de questões associadas à criação de novos perfis de utilizador (o Private Space funciona com um novo perfil de utilizador), mas algumas queixas de utilizadores falam simplesmente de bloqueios aleatórios após a atualização do SO.
Estas falhas, cuja causa permanecem assim por identificar, juntam-se a outras queixas de utilizadores de outros modelos Pixel com a atualização para o Android 15, não tão impeditivas como nos Pixel 6, mas ainda assim inesperadas.
Na Amazon de Espanha, podes encontrar o Pixel 8a e o Pixel 8 Pro em promoção que já estão a funcionar perfeitamente com Android 15.