
Recentemente, o presidente da Microsoft deu uma entrevista ao Jornal de Negócios. À conversa com o meio noticioso referido, Brad Smith anunciou que a empresa vai investir cerca de 10.000 milhões de dólares em Portugal (cerca de 8.6 mil milhões de euros).
Neste caso em particular, o investimento será feito em Sines, tendo já sido anunciado uma parceria com a Nscale, a Start Campus e a Nvidia. Este investimento é significativo para a Microsoft, no contexto europeu, tal como explica Smith.
Um dos maiores investimentos feitos na Europa
Nas suas palavras, “um dos maiores investimentos que [a Microsoft] está a fazer este ano na Europa é, na verdade, em Portugal”. Brad Smith utilizou ainda Espanha como elemento comparativo, dizendo que o investimento em Portugal é superior a qualquer investimento já feito no país vizinho.
Note-se que um primeiro anúncio já tinha sido feito em outubro, quando a Microsoft referiu que o projeto iria ocupar uma parte do centro de dados de Sines, através da implementação de cerca de 12.600 GPUs.
O grande foco da empresa é dar resposta às suas necessidades no setor da Inteligência Artificial (IA). Espera-se que as primeiras GPUs comecem já a chegar a Sines, entre janeiro e março do próximo ano.
De acordo com o líder da Microsoft, a escolha incidiu em Portugal, atendendo a três fatores principais: boas condições energéticas, conectividade de rede e um ambiente competitivo para a inovação.
“São boas notícias para Portugal, que fica numa muito boa posição para competir, não pelo que tem vindo a ganhar ao longo do tempo, mas também para futuros investimentos" - remata Brad Smith. A título de curiosidade, o próprio vai participar na Web Summit, em Lisboa, já esta terça-feira, dia 11 de novembro.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
