Já sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, isto iria acontecer. Com efeito, após anos de crescimento sucessivo nas vendas (e claro, nos respectivos lucros), a Apple chegou a um impasse. De acordo com o mais recente relatório fiscal de 2016, a Apple registou uma diminuição de 16% no número de iPhones vendidos, cerca de 51 milhões no total.

Apesar de terem vendido muito, mesmo muitos iPhone's, esta é a primeira vez que a Apple registou uma quebra nas vendas dos seus smartphones. Consequentemente, os lucros também diminuíram, dos 58 biliões registados no mesmo período de 2015, tiveram um lucro de 50,6 biliões de dólares, totalizando uma diminuição de 13%. Valores que a Apple já vinha antecipando nos últimos meses, sabia-se que, mais tarde ou mais cedo, a gigante tecnológica de cupertino iria atingir o apogeu, vindo a estabilizar ou diminuir as vendas e lucros, algo que se veio a confirmar neste primeiro trimestre fiscal de 2016.

O iPhone continua a ser a "maçã" mais popular

Note-se, contudo, que os lucros continuam a ser verdadeiramente astronómicos, estamos aqui a falar de 51 milhões de iPhone's vendidos só no início de 2016 (antes do lançamento do iPhone SE e o novo iPad Pro de 9.7 polegadas mesmo no fim deste período fiscal e o seu impacto só poderá ser avaliado no próximo relatório de contas.

Numa nota pessoal, creio que estes números reflectem um período em que os principais topos de gama Android foram lançados e, além disso, a Apple não tinha nenhum novo produtos para aliciar as massas e verdade seja dita, a gigante de Cupertino terá de se esforçar para continuar a merecer o preferência pelos seus produtos, nomeadamente os iPhone's.

Talvez queiras ver:

  • A Netflix recorre ao open source para não sobrecarregar o tráfego mundial
  • Dropbox irá sincronizar os ficheiros no nosso PC sem ocupar espaço em disco
  • App 4gnews Android atualizada para versão 2.0, só para pessoas XPTO