Ainda é muito comum em Portugal quando vamos pagar uma conta, encostar o telemóvel ou o relógio ao terminal e não ser aceite o contactless. Ou então o comerciante avisa logo: "Não tem contactless, tem de inserir". Se o teu Apple Pay ou Google Wallet funciona em todo o lado lá fora, porque é que ainda falha na padaria da esquina? A resposta resume-se apenas a dinheiro.
Pagar com o telemóvel sai "caro" ao lojista
Para simplificar. Se inserires o cartão, pagamento vai pela rede Multibanco. É mais barato para o comerciante. Se usares o telemóvel (contactless), o pagamento passa quase sempre pela rede Visa ou Mastercard. É mais caro para o comerciante.
Muitos pequenos negócios em Portugal configuram os terminais para bloquear o contactless ou rejeitar cartões estrangeiros. Fazem-no para evitar pagar comissões mais altas aos bancos. É uma estratégia de poupança como outra qualquer, pois não é obrigatório tê-lo ativo.
O que podes fazer quando não houver contacless
Como não temos contactless em todo o lado, há 3 alternativas que tens de ter em conta.
1. Pergunta antes de pedir. Antes de consumires, pergunta: "Aceita contactless ou só Multibanco?". Se disserem "só Multibanco", já sabes que o Apple Pay/Google Pay provavelmente não vai funcionar.
2. Usa o MB WAY (QR Code). Esta é a grande alternativa ao dinheiro físico em Portugal. Se o terminal recusar o teu contactless internacional, quase todos os TPA nacionais aceitam pagamento por QR Code do MB WAY. Associa o teu cartão lá e resolves 99% dos problemas.
3. Cartão físico nacional: Se usas bancos como o Revolut, verifica se o teu cartão é Visa ou Mastercard. Alguns terminais antigos aceitam um e não o outro. Em Portugal, o cartão físico de um banco nacional continua a ser o único método 100% infalível. Ainda que o Revolut já tenha IBAN português, isso não altera nada nestes casos.
Enquanto as taxas da Visa/Mastercard forem mais altas que as do Multibanco, o "insira o cartão" vai continuar a ser a frase mais dita no comércio português.
