O Google Lens é um daqueles recursos da Google que pode fazer muito jeito. Para o caso de não estares familiarizado com o conceito, este usa Inteligência Artificial (IA) e o Google Search para te dar resultados, com base no que identifica numa fotografia.
Sendo assim, com base nas sugestões da How to Geek, damos-te exemplos do dia a dia, em que o uso do Lens pode fazer a diferença.
1. O que cozinhar para o jantar?
Pode já ter acontecido olhares para o frigorífico e não saber que uso dar a determinados alimentos. Nesse sentido, no caso de estares sem ideias, o Google Lens pode dar uma mãozinha. Com base no exemplo da fonte referida, imagina que tens alguns legumes e os queres usar.
Tens a possibilidade de apontar a câmara do Lens para estes e, na barra de “Pesquisa”, colocar a opção “Receitas”. Como podes ver na imagem abaixo, o resultado que obténs é mais ou menos este.
Num ápice, como demonstra a imagem, passaste de não ter ideias para um conjunto de soluções relativamente alargado.
2. Passar texto escrito à mão para texto digital
Outro caso em que o Google Lens pode ser útil é quando tens um texto escrito em papel e precisas dele em modo digital. Nestes casos, apenas precisas de apontar a câmara para o texto que pretendes traduzir.
Depois disso, tens de “selecionar texto” e, por fim, “copiar”. Expectavelmente, este vai-te oferecer os resultados certos e a tradução fidedigna. Contudo, importa referir que a interpretação é mais realista, quanto mais percetível for a caligrafia.
Como consegues reparar através do exemplo acima, a primeira imagem é relativa à escrita em papel. Já a segunda é a tradução digital feita pelo Google Lens. Apesar do “sumo” do texto ter sido apreendido, consegues ver uma ligeira diferença, já que a caligrafia não é 100% percetível.
Para tirar o máximo proveito deste recurso, a perceptibilidade da escrita é um ponto muito relevante.
3. Que animal é aquele?
Por fim, damos-te outra sugestão que pode servir para uma panóplia de situações do teu dia a dia. Imagina que estás a dar uma caminhada num parque e vês uma espécie animal ou uma planta que não sabes o nome, mas gostavas de saber.
Mais uma vez, o Google Lens, graças aos seus recursos de IA, consegue descobrir o que estavas a ver no momento. Toma como exemplo este caso, abaixo, de uma planta, cujo objetivo é descobrir o nome.
Do lado esquerdo, consegues ver a lente a apontar para a planta em questão. No espaço de breves instantes, aparece-te logo a resposta, tal como podes ver no lado direito. Efetivamente, esta vertente do Lens pode ajudar-te a “matar” a curiosidade em várias situações do dia a dia.