O Gmail acaba de dar um passo em frente na otimização das respostas rápidas para os seus utilizadores, com a introdução de sugestões mais detalhadas e contextuais através da Gemini AI. Os recursos de IA foram adicionados diretamente à ferramenta "Smart Reply" na aplicação móvel do Gmail.
Até agora o recurso oferecia três sugestões básicas — ideias rápidas para quem precisava responder com um simples "sim", "não" ou "talvez". Com a novidade, a Gemini vai sugerir respostas já adaptadas ao contexto da conversa, mais completas e adequadas a e-mails que exigem mais do que um aceno básico.
Novo recurso já está disponível
Parte de um conjunto de melhorias que o Google tem lançado nos últimos meses, todas voltadas a melhorar a eficiência na utilização da app móvel do Gmail, o novo recurso começou a ser implementado no dia 26 de setembro para os utilizadores com planos Workspace ou Google One AI Premium.
Conforme o Google detalhou no anúncio da novidade, as sugestões inteligentes serão exibidas assim que o utilizador abrir a janela de resposta, e a IA da Gemini passará a analisar não apenas o e-mail recebido, mas todo o encadeamento de mensagens, para gerar sugestões mais precisas e personalizadas.
Para tornar o processo ainda mais prático, o Gmail oferece a opção de pré-visualizar essas respostas geradas ao pressionar longamente uma das opções exibidas. A partir daí, o utilizador pode optar por inserir diretamente a sugestão no corpo do e-mail e, se necessário, fazer edições manuais.
Com essa atualização, o Gmail dá mais um passo no sentido de facilitar o dia a dia dos seus utilizadores. O novo recurso junta-se às outras melhorias recentes, como a nova interface de utilizador de resposta para a aplicação, os resumos de IA para longos tópicos de e-mail e uma experiência de pesquisa mais inteligente.