
O novo sistema Snpadragon Ride Pilot
Já se sabia que os modelos BMW vão estar equipados com IA, mas agora ficámos também a saber que o novo BMW iX3 elétrico vai estrear o novo sistema Snapdragon Ride Pilot – o resultado da parceria entre a marca alemã e a fabricante de chips Qualcomm.
O Snapdragon Ride Pilot não dará aos condutores direção totalmente autónoma, será antes um sistema que vai funcionar como um copiloto, capaz de realizar algumas manobras sozinho, mas apenas de nível 2 – o condutor tem de se manter atento e pronto a intervir.
Para processar o mundo em seu redor, o BMW iX3 recorre a um conjunto de câmara de alta definição com resoluções entre os 8 e 3 megapixéis, e também a sensores de radar. De acordo com a Qualcomm, o novo sistema tem 20 vezes mais poder de computação que o seu antecessor.
Este sistema consegue fornecer uma visão de 360º em redor do veículo. Depois a plataforma cruza os dados com mapas e com o posicionamento preciso do veículo, obtdo através da rede de satélites GNSS. Tudo em tempo real e para criar uma imagem precisa da localização do elétrico e das condições de trânsito.
Funcionalidades práticas para o condutor
Mas na prática o que é que o Snapdragon Ride Pilot traz para o condutor? Uma série de funcionalidades de condução inteligente assistida. Por exemplo, olhar para o retrovisor ou tocar no volante indica a intenção do motorista para mudar de faixa; nesse caso, o sistema Snapdragon vai executar a mudança de faixa, de forma segura.
Já em viagens mais longas, o novo sistema Snapdragon permite que seja ativado o assistente de estrada que permite a condução sem mãos, em rodovias aprovadas para este nível de condução autónoma.
O estacionamento também conta com a ajuda de um sistema IA que não só deteta os espaços disponíveis, como também ajuda o condutor a manobrar o carro.
De acordo com as informações divulgadas, este sistema tem capacidade para receber atualizações de software no futuro. Para já, o Snapdragon Ride Pilot está já aprovado em 60 países, mas espera-se que em 2026 possa já ser usado em mais de 100 países.