As vendas de veículos elétricos têm vindo a crescer exponencialmente devido à queda de custos, à melhoria da tecnologia e ao apoio governamental.
A nível global, 10% dos veículos de passageiros vendidos em 2022 foram totalmente elétricos, de acordo com a análise dos dados da Agência Internacional da Energia. Este valor é 10 vezes superior ao registado apenas cinco anos antes.
Crescimento de vendas alinhado com objetivos climáticos
A venda de veículos elétricos tem de corresponder de 75% a 95% das vendas de veículos de passageiros até 2030 para serem consistentes com os objectivos climáticos internacionais, que limitam o aquecimento global a 1,5 graus Celsius e evitam muitos impactos nocivos das alterações climáticas.
Admiravelmente, este objetivo está ao nosso alcance, dado o recente crescimento exponencial das vendas de veículos eléctricos.
A taxa média de crescimento anual foi de 65% nos últimos cinco anos; sendo assim, nos próximos oito anos, o mundo precisa de uma taxa média de crescimento anual de apenas 31%.
O Top 5 de países com mais crescimento de vendas
Existe já uma multiplicidade de nações a mudar para veículos eléctricos a um ritmo impressionante. De acordo com uma análise feita pelo World Resources Institute, os cinco países com mais vendas de veículos elétricos foram a Noruega, a Islândia, a Suécia, os Países Baixos e a China.
A Noruega é o líder mundial no sector dos veículos elétricos, tendo aumentado as vendas de menos de 1% para 80% em 12 anos.
Para cumprir os objetivos climáticos, o mundo precisa de aumentar as vendas de veículos elétricos a um ritmo aproximadamente tão rápido como o da Noruega.
O lugar da China é especialmente significativo, tendo em conta que é o maior mercado automóvel do mundo.
Como os maiores mercados irão impulsionar mudança na indústria
A transição para os veículos eléctricos depende em grande medida do desempenho dos três maiores mercados automóveis - China, Europa e Estados Unidos.
Estas três nações são coletivamente responsáveis por 60% de todas as vendas mundiais de automóveis.
Os três mercados registaram grandes aumentos nas vendas de veículos elétricos nos últimos anos:
- A quota de vendas de elétricos na China é atualmente o dobro da média mundial.
- A quota de vendas de elétricos na Europa está ligeiramente acima da média mundial.
- A quota de vendas de elétricos dos Estados Unidos está cerca de um ano atrasada em relação à média global.
Ainda assim, as vendas nos EUA estão propensas a crescer rapidamente depois do Inflation Reduction Act, que financiou mais de 62 mil milhões de dólares em investimentos no setor, segundo fontes da Yahoo! Finance.