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O futuro do trânsito pode trazer semáforos de 4 cores. Descobre aqui o motivo

Vermelho para parar, verde para andar e amarelo para desacelerar. Mas o futuro pode trazer semáforos com quatro cores. Tudo para responder a um novo tipo de veículos.

Imagem de semáforos
Acrescentar uma luza branca para os veículos autónomos é uma solução que implica um investimento mais baixo Crédito@wikimediaimages/Pixabay

Branco para carros autónomos

A condução autónoma avança a passos largos e é preciso começar a pensar em responder aos desafios que este novo tipo de veículo levanta. Se assim pensou a Universidade da Carolina do Norte, melhor o fez.

No seu estudo “White Phase Intersection Control Through Distributed Coordination: A Mobile Controller Paradigm in a Mixed Traffic Stream” – em português, controlo de interseções em fase branca por meio de coordenação distribuída: um paradigma de controlador móvel num fluxo de tráfego misto – a universidade apresenta uma solução inesperada: um semáforo com quatro cores.

De acordo com a documentação, a luz branca no semáforo só apareceria quando a maioria dos veículos na interseção fossem autónomos. Na prática, estes carros comunicariam não só entre si, como também com o semáforo para decidir qual a melhor forma de atravessar o cruzamento.

Mas os veículos não autónomos também têm de prestar atenção à luz branca. Isto porque, parte-se do princípio de que vão estar parados no semáforo carros autónomos e convencionais. Para estes últimos, a regra é avançar se o veículo da frente avançar e parar se este parar.

Implementação gradual

Os participantes deste estudo defendem que o sistema de semáforos de quatro cores deve ser implementado de forma gradual. Isto para evitar um investimento elevado na substituição dos sinais de trânsito e também porque a condução efetivamente autónoma ainda deve levar o seu tempo para chegar à realidade dos condutores – pelo menos, de forma massificada.

De acordo com o mesmo estudo, este novo sistema de semáforos é baseado numa computação distribuída, com a qual os veículos autónomos comunicam entre si para coordenar o tráfego.

Dizem os especialistas que este sistema não só é seguro e eficiente, como também mantém o fluxo de trânsito a correr, ainda que haja alguma falha na comunicação com o semáforo.

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Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.