O futuro do Android pode não passar pela Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O futuro do sistema Android pode não passar pela Google Play Store. Sei que este é um título um pouco hardcore, porém, nunca esteve tão perto da realidade.

A Google acabou de perder no tribunal por obrigar os fabricantes a instalar as suas aplicações nos smartphones e isso leva a que outras lojas de aplicações tenham mais oportunidades.

Vê ainda: ganhou um outro caso contra a Google por a marca de Mountain Vierw considerar a aplicação dos portugueses maliciosa.

Ainda que o Aptoide tenha um "lado obscuro", a aplicação em si é de confiança e as aplicações registas (com um pequeno visto) são seguras de instalar.

Android pode prosperar mesmo sem a Google Play Store

Falei do "lado obscuro" porque todos que conhecem o Aptoide não é propriamente para substituir a Google Play Store. Passo a explicar. Qualquer pessoa pode criar a sua "loja de aplicações" no Aptoide. Isto faz com que muitas lojas tenham aplicações pirata. Ou seja, Apps que são Premium na Google Play Store podem ser instaladas sem pagar nada.

No entanto, o Aptoide tem crescido cada vez mais. O lançamento da sua criptomoeda é o exemplo perfeito de como é que podem combater a Google Play Store.

De acordo com o seu mais recente comunicado, desenvolvedores que introduziram as suas aplicações em troca de AppCoins (moeda do Aptoide) lucraram mais do que as mesmas aplicações na Google Play Store a troco de dinheiro.

Isto significa que o Aptoide pode estar perto de alcançar um feito inédito. Trazer uma criptomoeda com mais segurança e mais lucro para os desenvolvedores de uma forma simples.

Enquanto que na Google Play Store o desenvolvedor tem de pagar 30% do lucro à Google, com as AppCoins os utilizadores podem ganhar mais de 80% com as suas aplicações. Qual é o desenvolvedor que não quer ganhar mais?

Em suma, com a Google a ser cada vez mais regulada na Europa, empresas como o Aptoide podem perfeitamente atacar de uma forma mais justa. Uma coisa é certa, se os desenvolvedores virem mais possibilidades nestas plataformas, o sistema Android pode muito bem prosperar sem a Google Play Store.

Sinceramente estou feliz por isso. Nada melhor do que uma concorrência decente para melhorar o produto e aumentarem as ofertas.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung também se prepara para lançar ecrãs com notches

Samsung terá smartphones económicos com sensor biométrico no ecrã

Xiaomi entra no Reino Unido com uma agressividade nunca vista

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.