"O Fundador"- Um filme que retrata o sucesso do tirano Ray Kroc

Rute Ferreira
Rute Ferreira
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Numa altura em que se fala tanto no consumo prejudicial da comida “fast-food”, chega-nos o filme “ O Fundador ” para nos baralhar um pouco as ideias. Se é verdade que, há cada vez mais estudos e evidências que o conceito da comida rápida, pronta em poucos minutos, nos faz mal. Também o é, a ideia trazida com este filme; a persistência e a determinação compensam .

É quase como uma fonte de inspiração para quem pretende “subir” na vida, e acabamos até, por não pensar muito do negócio que o filme representa mas a forma como o mesmo mostra a sua expansão.

Vê ainda: Michael Keaton que faz de Ray Kroc, é um vendedor de máquinas de fazer batidos, que recebe uma chamada com o pedido de uma grande encomenda dessas máquinas. Surpreendido pela solicitação, decide ir até ao restaurante de onde recebeu o pedido. Quando chega ao local, fica perplexo quando vê um restaurante completamente inovador chamado McDonald's.

Um espaço estabelecido por um sistema rápido, onde os clientes não precisam de se sentar para comer, e muito menos de faca e garfo. Quando conhece os donos do restaurante McDonald’s, dois irmãos chamados Dick e Mac (Nick Offerman e John Lynch respectivamente).

Pessoas simples e sem grandes ambições, mas muito organizados no seu negócio, depressa os ataca com um discurso mordaz para expansão do negócio prometendo fazer milhões, franqueando o restaurante por todo o país.

"O Fundador": A ambição e persistência foram o segredo do negócio

A ambição de Ray torna-se desmedida, e muitas vezes o próprio espectador envolve-se no discurso ambicioso de vendedor. Michael Keaton é um actor bastante versátil e torna a narrativa do filme brilhante, o facto do filme ser baseado em factos reais ainda nos prende mais o interesse.

O poder e o sucesso que Ray vai conquistando, faz-nos ver o lado negro do “sonho americano”, onde a ganância e o dinheiro muitas vezes, passam a ser predominantes.

Todos gostamos de saber como alguém chega ao sucesso, e este filme absorve-nos como se estivéssemos numa campanha de marketing, do qual só queremos ver o resultado final. Quase que nos esquecemos da tirania de um homem que só gostava de dinheiro e que no fim consegue ver o seu objectivo concretizado.

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