Supostamente, o setor dos carros elétricos (VEs) ia contar com a chegada em força da Maserati. Tanto assim é que a marca anunciou, em 2022, o objetivo de se tornar 100% elétrica.
Tal como recorda a Jalopnik, as promessas, na altura, foram de 6 novos carros durante os próximos anos. Dois destes seriam novos e os restantes quatro seriam adaptações de modelos existentes. Ao que tudo indica, o “masterplan” da Maserati caiu por terra.
Versão elétrica do MC 20 foi cancelada. O que levou à queda do plano da Maserati?
De acordo com a mesma fonte de informação, a desaceleração do mercado dos VEs terá feito a Maserati repensar a sua estratégia. Tanto assim é que, dos 6 carros prometidos, apenas 3 foram lançados. Um deles já sabemos que foi cancelado: a versão elétrica Folgore do MC20.
As razões principais para o cancelamento do MC20 Folgore terão sido duas: falta de procura e problemas financeiros. Recorde-se que a gigante automóvel italiana tinha anunciado este “supercarro” já em 2020.

Se olharmos para os resultados da Maserati, estes têm sido tudo menos animadores. Segundo a Autocar do Reino Unido, as vendas da empresa caíram cerca de 57% em 2024. Trata-se de uma queda bastante significativa para uma marca como a Maserati.
Em números reais, isso significa que em 2024 venderam “apenas” 11.300 automóveis. Os números tornam-se preocupantes, quando olhamos para o ano de 2023, com 26.600 carros vendidos.
A mesma fonte de informação avança que estes resultados negativos fizeram com que a Stellantis abortasse a ideia de investir na Maserati. Supostamente, esta teria intenções de investir mais de 1,2 mil milhões de euros na marca.
Qual a solução perante o cancelamento do elétrico MC20?
Se olharmos para a versão “não-elétrica” do MC20, também conseguimos observar que os resultados não foram propriamente animadores. Isso fez com que alguns revendedores baixassem significativamente o preço destes veículos.
Perante o cancelamento do MC20 elétrico, a solução deverá estar numa melhoria deste mesmo carro a gasolina, conforme noticia a Autocar. Não é só o MC 20 que tem dado “dores de cabeça”. Também a próxima geração do Quattroporte, que devia ser lançada em 2025, vai ser adiada para 2028.