
O BYD Dolphin Surf, o carro elétrico mais acessível da marca chinesa em Portugal, acaba de provar que o preço baixo não tem de significar pouca segurança. O modelo, que já tinha sido eleito "Carro Urbano Mundial do Ano", conquistou a classificação máxima de cinco estrelas nos rigorosos testes de segurança da Euro NCAP.
Este resultado coloca o Dolphin Surf como uma referência no segmento dos elétricos compactos. O preço em Portugal é atrativo, já que é vendido por um valor desde 16 980 € + IVA.
Como se portou nos testes?
Para receber as cinco estrelas, um carro tem de ter um "desempenho global de excelência na proteção em caso de colisão" e ter tecnologia de prevenção de acidentes. E o Dolphin Surf cumpriu. Vamos aos detalhes:
- Proteção dos adultos (82%): o relatório destacou a excelente proteção em caso de impacto lateral, onde o Dolphin Surf teve a pontuação máxima;
- Proteção das crianças (86%): neste ponto, o resultado foi considerado "impressionante", mostrando que os mais pequenos viajam em grande segurança;
- Proteção de ciclistas e Peões (76%): o sistema de Travagem de Emergência Automática (AEB) foi elogiado pela sua boa resposta a ciclistas e motociclistas;
- Sistemas de Assistência (77%): a Euro NCAP destacou a eficácia do sistema de manutenção na faixa de rodagem e o alerta de fadiga do condutor.
Uma aposta contínua na segurança
A marca afirma em comunicado que, desde que chegou à Europa em 2022, já acumulou oito classificações de cinco estrelas em modelos como o Atto 3, Seal e Seal U A Vice-Presidente da BYD, Stella Li, reforçou que a empresa é, acima de tudo, uma empresa de tecnologia com 120 000 engenheiros. Por isso, este resultado prova que não fazem "compromissos na segurança", mesmo no seu modelo mais acessível.
O 4gnews esteve na apresentação e andou ao volante do BYD Dolphin Surf.