
Bill Gates tinha já outros modelos da Porsche, mas o 959 era especial
Tal como o site SuperCarBlondie explica, vivia-se o ano de 1988 quando Bill Gates decidiu comprar um Porsche 959. O conhecido multimilionário, nesta altura, já era proprietário de um Porsch 911 e de um Porsche 930 Turbo.
Mas o Porsche 959 era a mais recente paixão do fundador da Microsoft. E motivos para este amor não faltavam. O modelo 959 da Posche surgiu, pela primeira vez, em 1983 como protótipo.
Alguns anos depois passou à produção em massa, equipado com um motor de seis cilindros, dois turbocompressores de 2,85 litros, suspensão eletrónica ajustável e carroçaria em Kevlar e alumínio.
Com uma aceleração dos 0 aos 100 km de apenas 4 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h, naquela época o Porsche 959 era um dos carros mais rápidos disponível no mercado.
Mas havia ainda outro fator que tornava o Porsche 959 em tudo desejável; foram produzidas apenas algumas centenas de unidades deste modelo, o que o tornava exclusivo.
O dinheiro gasto por Bill Gates
Como não podia deixar de ser, Bill Gates ficou rendido a todos estes argumentos. No entanto, havia um detalhe incontornável: o Porsche 959 não tinha sido submetido a testes de colisão e não cumpria com os requisitos de emissões, decretados pelas autoridades dos EUA.
Consequentemente, o modelo não obteve aprovação para circular nas estradas do país. Ora assim que chegou à alfândega de Seatle, o Porsche 959 comprado por Bill Gates foi apreendido.
As autoridades portuárias colocaram o bólide num depósito numa zona de comércio exterior, com Bill Gates a concordar que pagaria 28 dólares (24 €) por dia, para manter o carro guardado naquele local.
A questão é que Bill Gates pagou esta quantia de dinheiro durante 13 longos anos, sem estar autorizado a usar o carro nas estradas dos EUA. Contas feitas estamos a falar de um total de 133 mil dólares (114.000 €).
Junte-se ainda uma renovação anual do título de 500 dólares (430 €) para manter o Porsche 959 sempre legal. Multiplicamos agora os 500 dólares pelos 13 anos e temos um total de 6.500 dólares (5.590 €). Tudo somado, Bill Gates terá gastado aproximadamente 119 mil euros para manter o Porsche 959 perto de si.
Esta história tem um final feliz. Em 2001, Bill Gates conseguiu por fim que o seu Porsche 959 saísse do “cativeiro”. Terá sido também por esta experiência que o fundador da Microsoft foi uma das vozes mais ativas para que alguns carros fossem importados, em circunstâncias especiais.
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