O caminho, em imagens, que a Apple percorreu até à conhecida Dynamic Island

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Foi em 2022, com a série iPhone 14 que a Apple trouxe a nova funcionalidade Dynamic Island. No entanto, o recurso foi um exclusivo dos modelos mais avançados, mas com a série 15 todos os modelos chegaram equipados com a agora famosa funcionalidade.

Recentemente, o site MacRumors mostrou em imagens todo o caminho que a Apple percorreu até chegar ao formato hoje disponível do recurso. Conhece aqui todas as hipóteses testadas pela equipa de design da empresa.

No topo superior direito

imagem da Dynamic Island no topo superior direito
Crédito@MacRumors

A primeira hipótese da Apple, colocava um menu pop-up no topo superior direito que fornecia aos utilizadores dados cruciais. A informação exibida incluía acesso imediato à hora, ao sinal de rede, intensidade de Wi-Fi, brilho de ecrã, volume de som e ainda autonomia de bateria.

De acordo com o site MacRumors, este menu operava em segundo plano e desaparecia sempre que não estivesse em uso.

Dynamic Island numa barra negra

imagem da Dynamic Island numa barra negra
Crédito@MacRumors

A segunda hipótese equacionada pela Apple incluía o mesmo tipo de informação, mas exibida de uma forma distinta.

A ideia era esconder o entalhe da Ilha Dinâmica numa barra negra em redor de todo o ecrã. Ainda que ocupe mais espaço na área de visualização, esta opção tinha uma grande vantagem.

Tudo porque no ecrã, é possível desligar pixéis individuais que iram contribuir para uma maior poupança na autonomia de bateria.

Terceira tentativa leva à Dynamic Island hoje conhecida

imagemd a Dynamic Island alinha ao centro no topo do ecrã
Crédito@MacRumors

Por fim, é a terceira tentativa da equipa de design que leva ao formato hoje conhecido da funcionalidade Dynamic Island. Numa primeira fase, o recurso ocupava mais espaço, estendendo de um lado ao outro no ecrã.

Nesta tentativa, a localização do recurso acabou já por ser a definitiva, mas a equipa optou por “encolher” a barra de exibição, de forma a não prejudicar a experiência de visualização.

De acordo com o site MacRumors, nesta fase a Apple terá testado a integração de mais dados na Dynamic Island, como por exemplo, uma linha completa de atalhos para várias opções do sistema.

Este foi o caminho, em imagens, percorrido pela Apple até chegar ao já bastante famoso recurso que, inclusive, conta já com alguns “irmãos gémeos” em smartphones de marcas rivais.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt