iPadPro_Pencil-Hand-PRINTO Apple iPad Pro foi uma das muitas novidades que a Apple apresentou ontem durante o seu evento, tivemos também um iPad Mini 4, Apple TV de 4ªgeração, novas cores e pulseiras para o Apple Watch, e claro, os novos Apple iPhone 6s e iPhone 6s Plus. No entanto, aquilo que deveras me deixou curioso e empolgado foi este enorme tablet, 12.9 polegadas de ecrã assentes numa fina fatia de alumínio, o resultado? Um iPad concebido especificamente para a produtividade, para trabalho e para despertar o teu lado mais criativo!

Depois de já termos visto as suas especificações, as suas novas funcionalidades, acessórios e preços dei por mim a pensar, mas afinal em que é que este Apple iPad Pro poderá facilitar a vida das pessoas, em particular dos arquitectos, designers e demais profissões em que a criatividade e o sacrifício são um pré-requisito. Pois bem, eis 4 razões pelas quais este novo Apple iPad Pro pode ser uma excelente ferramenta para ti que te enquadras numa destas áreas ou profissões!

A sua apresentação oficial:

   

1- Este iPad tem uma caneta, a Apple Pencil

Já há alguns anos que convivo com uma virtuosa arquitecta, desde os seus tempos de formação até ao culminar dos seus estudos com a tese de mestrado, muito mudou, muitas dolorosas noites em branco em que se arrependeu de ter entrado nesse dito curso de arquitectura mas durante todo esse tempo, houve algo que nunca mudou, as canetas, lápis, marcadores de marcas, nomes, cores, feitios e tonalidades que nem ouso pronunciar.

Assim como um cirurgião necessita de um bisturi, um advogado da legislação, os arquitectos nada são sem um estojo repletos de canetas para mil e um propósitos! Algo que a Apple soube analisar, apesar de outrora, em 2007, o saudoso Steve Jobs ter ironizado a necessidade de uma caneta no nosso dia-a-dia (verdade seja dita, ele estava a apresentar um smartphone com ecrã táctil portanto tinha que convencer o mundo e num ecrã pequeno realmente é infrutífero usar uma stylus).

Sem dúvida que desde então o tamanho dos ecrãs tem aumentado de ano para ano e o novo CEO Tim Cook resolveu criar uma caneta para o seu novo Apple iPad Pro. Esta Apple Pencil é capaz de registar mais gestos, toques, inclinações e diferentes intensidade de pressão do que as típicas stylus existentes. Além disso, esta Apple Pencil tem uma elevada precisão, algo que lhe permite selecionar cada pixel isoladamente (parece pouco mas o Apple iPad Pro tem 5.6 milhões de pixels no seu ecrã, portanto…).iPadPro_Pencil_Lifestyle2-PRINT

A possibilidade de trabalhar com tamanho nível de precisão é algo inédito num iPad e para os arquitectos, designers, etc, este é um ponto fulcral. Em todo o seu trabalho, a rigorosidade e precisão nos desenhos, medidas, plantas e desenhos é uma condição prévia e se até agora os tablets eram precários neste aspecto, o Apple iPad Pro com as suas 12.9 polegadas de ecrã e a Apple Pencil com a sua incrível precisão afiguram-se como uma estação portátil de trabalho para todos os que aspiram sonhar mais alto e iluminar o mundo com as suas criações.

A Apple já pensa além do toque com os dedos, os seus dispositivos já estão a utilizar novas tecnologias como o 3D Touch e com esta Apple Pencil, todo um nível de pormenor muito mais elevado.

2- Várias aplicações para Design e criatividade

Autocad, Archicad, Autodesk, Photoshop, Adobe e muitos outros nomes de programas de software que fixarás caso a tua área de actividade seja o design, a arquitectura ou área semelhante. Bem, no meu caso foi por conviver com alguém desta área mas rapidamente associei estes nomes a incontáveis horas à frente de um PC fixo. E se a estação de trabalho se tornasse mais portátil?

A pensar nesta variedade de programas de edição de imagem, criação de plantas, cortes alçados e afins, a Apple estabeleceu várias parcerias com a Adobe, Autodesk, Autocad, entre outros, um factor que não deve ser menosprezado!


Este Apple iPad Pro com o iOS 9 também suportará dual-window, isto é, duas aplicações activas ao mesmo tempo no seu ecrã, esta funcionalidade chegará a este grande iPad assim que o iOS 9 estiver disponível para o público e tendo em conta as suas 12.9 polegadas, rapidamente se chega à conclusão de que o Apple iPad Pro é perfeito para tirar proveito desta funcionalidade. Imaginem o AutoCAD aberto ao mesmo tempo que o ArchiCAD, imaginem tirar proveito das duas aplicações, cada uma com os seus prós e contras, ao mesmo tempo, tudo em prol do aumento da produtividade!

3- Processamento gráfico mais poderoso

Se estás a pensar entrar num curso de arquitectura ou design então pensa em comprar um PC Gamer ou cuja placa gráfica seja um topo de gama. Este ramo de trabalho envolve um processamento gráfico muito intenso e, segundo a própria Apple, este Apple iPad Pro oferece um processamento gráfico 360 vezes superior ao iPad original, além de ser muito superior a todos os outros tablets da marca. Além disso, o seu ecrã é de nível Retina 5K, “é o ecrã mais avançado que alguma vez concebemos”, declarações de Phil Schiller, o VP-senior da Apple.iPadPro_Lifestyle-Gaming-PRINT

4- Várias aplicações de peso para o Apple iPad Pro:

Além do suporte para todas as aplicações da Microsoft Office, sim, poderemos utilizar o Word, Excell, Power Point e afins, temos aqui muitas mais surpresas de peso! Durante a sua apresentação subiu ao palco o senhor Eric Snowden da Adobe para demonstrar duas das suas aplicações a correr ao mesmo tempo no novo Apple iPad Pro.

A primeira aplicação é a Adobe Fix que te permitirá retocar imagens e fotografias rapidamente e a segunda, a Adobe Sketch que te permitirá trabalhar muito mais eficazmente com a Apple Pencil:

Este Apple iPad Pro ainda demorará um pouco a chegar até às lojas. Sem adiantar muitos detalhes durante a apresentação, a Apple disse que este novo produto chegará em Novembro, quando ao certo, não sabemos.

Bom, e preços? Isso já sabemos:

  • Apple iPad Pro com 32GB e conectividade Wi-Fi: 799 dólares
  • Apple iPad Pro com 128GB e conectividade Wi-Fi: 949 dólares
  • Apple iPad Pro com 128GB , conectividade Wi-Fi e 4G LTE: 1079 dólares
  • Apple Pencil: 99 dólares
  • Smart Cover com teclado: 179 dólares

Mais novidades da Apple:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).