O adeus ao Stadia: Google esclarece utilizadores em comunicado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A 29 de setembro a Google deu a muitos jogadores uma notícia inesperada. Foi anunciado que o serviço de cloud gaming Stadia vai ser encerrado a 18 de janeiro de 2023. A gigante tecnológica começou agora a entrar em contacto com os utilizadores para explicar a situação.

Disponibilidade do Google Stadia

É bom ter em conta que “a jogabilidade no Stadia continua disponível até o serviço ser encerrado a 18 de janeiro de 2023”. Vais ter acesso à biblioteca de jogos durante este período, incluindo os utilizadores que tinham subscrição Stadia Pro ativa a 29 de setembro.

Reembolsos do Google Stadia

A Google está a oferecer um reembolso aos utilizadores do Stadia pelas compras de hardware do Stadia (Comando do Stadia, Stadia Founder's Edition, Stadia Premiere Edition ou Pacote Jogar e ver com o Google TV). No entanto, estas compras terão de ter sido feitas através da Google Store, e pelas compras de jogos e suplementos feitas através da Loja do Stadia.

É bom realçar que o processo de reembolso vai demorar algum tempo a concluir. Mas a Google prevê que a maioria dos reembolsos sejam processados até 18 de janeiro de 2023. A Google espera reembolsar automaticamente a maioria na forma de pagamento original. Onde isso não seja possível, serás contactado por email para receber o reembolso.

comando google stadia

Transações e taxas de subscrição do Google Stadia

É bom teres em conta que “todas as funcionalidades comerciais (a capacidade de comprar jogos, novas subscrições, suplementos ou as compras no jogo) no Stadia foram desativadas”.

A Google afirma que não vai ser cobrado nenhum valor aos utilizadores que tinham uma subscrição do Stadia Pro ativa a 29 de setembro de 2022 pelo acesso à respetiva biblioteca do Pro nem a outras concessões de subscrição durante o período de encerramento. Mas as taxas de subscrição antigas do Stadia Pro não são elegíveis para reembolso.

A tua conta e dados do Google Stadia

É possível exportar os dados do Stadia, como informações do perfil, estatísticas dos jogos, dados sociais, ficheiros guardados e capturas do Google Takeout, até que o serviço Stadia seja encerrado a 18 de janeiro de 2023. Depois desta data, os teus dados do Stadia vão ser apagados permanentemente.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.