Quando pensamos na Nissan, pensamos numa grande marca de carros. No entanto, o setor automóvel não é o único em que a marca se desdobra. A Nissan é também detentora de 75% de um clube de futebol japonês: o Yokohama F. Marinos.
O clube em questão joga na primeira divisão do campeonato nipónico, no entanto o objetivo da marca pode passar por vender a sua participação no clube. Isto porque está a ser posto em prática um plano de reestruturação da Nissan e um dos passos principais pode passar por aí.
De acordo com a Autoblog, a Nissan já entrou em contacto com uma grande empresa de tecnologia, cujo nome não foi identificado. O objetivo da marca passa por concluir a venda da sua participação no clube até ao próximo ano.
20.000 empregos serão cortados e 7 fábricas encerradas
A avaliar pelo plano de reestruturação, a situação financeira da Nissan não é a mais favorável. Fora a venda do clube de futebol, a Nissan também irá despedir 20.000 funcionários e fechar 7 fábricas em diferentes partes do mundo.
Note-se que, recentemente, a marca anunciou um prejuízo a rondar os 700 milhões de euros, só no primeiro trimestre do ano fiscal. Ou seja, entre o mês de abril e o mês de junho. Assim, é já o terceiro trimestre seguido a apresentar prejuízo.
Os números tornam-se particularmente alarmantes, quando vemos que, no mesmo período do ano passado, a Nissan teve um lucro superior a 165 milhões de euros. Está também a ser estudada a hipótese de vender a sede em Yokohama, avaliada em mais de 500 milhões de euros.
A confirmar-se a previsão de que a Nissan quer vender a sua participação no clube, seria o fim de uma longa história, que já dura desde 1972. Desde então, já vários títulos da liga japonesa foram conquistados pelos Yokohama Marinos.
A título de curiosidade, a Nissan não é a única gigante automóvel com participação em clubes da primeira liga de futebol japonês. A Toyota, por exemplo, é detentora do Nagoya Grampus. A Honda vai mais longe e tem um clube chamado Honda FC.