
Em setembro de 2024, a Huawei fez história ao ser a marca responsável pelo lançamento do primeiro telemóvel tridobrável do mundo. Cerca de um ano depois, o Huawei Mate XT já tem uma nova geração atualizada, com especificações aprimoradas.
O novo smartphone da Huawei chama-se Mate XTs e chega com três formatos utilizáveis (via Android Authority). Também no setor dos tridobráveis, muito se tem falado sobre o Galaxy G Fold da Samsung, que ainda não passou da fase dos rumores.
As características do Huawei Mate XTs
Começando pelas características essenciais do Mate XTs, este tem um ecrã OLED LTPO de 10,2 polegadas, quando desdobrado na totalidade. No seu tamanho máximo, pode chegar a uma taxa de atualização máxima de 90 Hz e brilho de 1800 nits.
Para quem preferir usar o Huawei Mate XTs com o ecrã mais pequeno, pode dobrá-lo uma vez, ficando com um ecrã de 7,9 polegadas. Se mesmo assim for demais, é possível dobrar uma segunda vez, para ter um ecrã de 6,4 polegadas.
Um dos aspetos onde o Mate XTs deu um “salto” foi no processador. O novo telemóvel é alimentado por um chipset Kirin 9020, o que é uma versão atualizada face ao Kirin 9010 do Mate XT. Funciona com o sistema operativo Harmony OS 5 e tem conectividade via satélite.
É de destacar ainda a bateria de 5.600 mAh, com carregamento a 66 W (fios), 50 W (sem fios) e 7,5 W (sem fios reverso). No departamento da câmara, o Mate XTs chega com um sensor frontal de 8 MP e três sensores traseiros: 50 MP (principal) + 12 MP (ultralargo) e 12 MP (telefoto periscópico).
Chegará à Europa?
Numa fase inicial, o lançamento acontece apenas na China, com variantes de 16 GB de RAM e armazenamento de 256 GB, 512 GB ou 1 TB. O preço da versão mais básica ronda os 2160 euros. O preço da versão mais avançada ronda os 2650 euros.
A geração anterior ao Huawei Mate XTs foi lançada na Europa, por um preço superior a 3000 euros. Para já, nada confirma ou nega um novo lançamento no continente europeu, ainda que o histórico recente da Huawei abra boas perspetivas nesse sentido.