O 1º site do mundo faz hoje 34 anos e este é o seu aspeto atual (Imagens)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, fica marcada por um aniversário muito especial. Foi há 34 anos que nasceu o primeiro website do mundo. Este foi criado no ano de 1990, pelo cientista de computação Tim Berners-Lee.

Tal como explica a Android Authority, é importante fazer a distinção entre a criação do 1º site e a sua disponibilização para os internautas. Isto porque, ao que tudo indica, o site de Berners-Lee só ficou à disposição do público, no dia 6 de agosto de 1991.

#OnThisDay in 1991, Tim Berners-Lee published the first ever website. The next 30 years saw the World Wide Web become central to our lives. https://t.co/AFdAht6Jbk pic.twitter.com/x9aBsr92UB

— Computing History (@computermuseum) 6 de agosto de 2022

Sobre o primeiro site do mundo

De acordo com a mesma fonte de informação, este site histórico, numa fase inicial, estava apenas disponível para pessoas do Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear (CERN). Tratava-se, portanto, de uma rede limitada, que só passado alguns meses foi expandida.

1º site do Mundo
O "look" do 1º site do mundo atualmente
1º site
A página inicial do site, atualmente

Efetivamente, ao olharmos hoje para o site, a diferença é abismal face àquilo que conhecemos hoje. No entanto, importa ter em conta que, na altura, o conceito de servidor não era algo que fosse muito bem compreendido pelas pessoas.

Tanto assim é que, depois de criar o 1º site da história, Berners-Lee deixou uma nota escrita, em tons berrantes, a dizer que “Esta máquina é um servidor. Não a desliguem!!”. Ainda assim, não deixa de ser curiosa a intenção inicial de Tim Berners-Lee.

Web: um sítio para académicos

Ao criar o primeiro site que o mundo já viu, o objetivo inicial não era propriamente o uso que hoje é dado à Web. Ao que consta, Berners-Lee tinha pensado na Web como um meio destinado a estudiosos, que a usariam para partilhar documentos e trabalhar em pesquisas.

Ainda assim, tal como o tempo veio a provar, o potencial era por demais evidente e a Web acabou por crescer, de forma massificada, em todo o mundo. Se nestes 34 anos, os avanços foram tão notórios, fica a expectativa de ver o que os próximos 34 anos nos reservam.

Foto de Capa: (via CERN)

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.