Nvidia RTX 3080 Ti chega em abril com configuração surpreendente

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com uma atualização do calendário de lançamentos da Nvidia para o presente ano a marca estará a planear o lançamento de uma placa gráfica RTX 3080 Ti já em abril. A possibilidade ganha ainda mais força já que será no mesmo mês que vai decorrer a GTC 2021 (GPU Technology Conference).

Aquilo que mais salta à vista nestes rumores é que a fabricante de GPUs deve optar por uma configuração de memória diferente para esta nova oferta, que deve ser limitada a 12 GB de memória GDDR6X em vez dos esperados 20 GB.

Nvidia RTX 3080 Ti com menos memória mas maior largura de banda

Estas novas especificações vão emprestar a esta placa gráfica uma capacidade de memória mais reduzida mas maior largura de banda. A confirmar-se estamos perante uma enorme alteração à estratégia de hardware da empresa.

Rumores anteriores apontavam para a inclusão de 20 GB de memória nesta RTX 3080 Ti com um bus de 320-bit. Parece agora que a Nvidia terá alterado os planos e optado por um GPU com 12 GB e bus 384-bit.

A primeira configuração teria capacidade de memória adicional, ao passo que a segunda coloca nas mãos dos jogadores mais 20% de largura de banda, assumindo que a velocidade se mantém inalterada.

O que esperar desta RTX 3080 Ti

Caso se confirmem estas novidades, a Nvidia terá dado prioridade a oferecer aos utilizadores um upgrade de desempenho significativo em relação à atual RTX 3080.

Em termos de especificações, a performance traduz-se em mais 20% de largura de banda e 17.6% mais núcleos de processamento CUDA (que passam agora para 10240, apenas menos 256 em relação à RTX 3090).

Colocar no seu próximo GPU 12 GB de VRAM em vez de 20 GB vai aumentar a largura de banda em relação à 3080 mas também manter a vantagem da RTX 3090 no que à memória diz respeito. Para os criadores de conteúdos a memória adicional da 3090 vai ser um fator decisivo, ao passo que os jogadores podem tirar mais partido de uma largura de banda superior.

Apesar destas informações a Nvidia ainda nada confirmou de forma oficial. Teremos, ao que parece, de esperar pelo próximo dia 12 de abril para saber se a GTC 2021 nos trará alguma novidade em relação a este assunto.

Editores 4gnews recomendam:

  • Razer Huntsman V2 Analog review: à caça da perfeição
  • Produtos gaming IKEA com selo Asus ROG já têm previsão de chegada a Portugal!
  • Asus: novas motherboards ROG Z590 incluem teste de memória na BIOS
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.