Nvidia RTX 3080 Ti chega em abril com configuração surpreendente

Abílio Rodrigues
Comentar

De acordo com uma atualização do calendário de lançamentos da Nvidia para o presente ano a marca estará a planear o lançamento de uma placa gráfica RTX 3080 Ti já em abril. A possibilidade ganha ainda mais força já que será no mesmo mês que vai decorrer a GTC 2021 (GPU Technology Conference).

Aquilo que mais salta à vista nestes rumores é que a fabricante de GPUs deve optar por uma configuração de memória diferente para esta nova oferta, que deve ser limitada a 12 GB de memória GDDR6X em vez dos esperados 20 GB.

Nvidia RTX 3080 Ti com menos memória mas maior largura de banda

Things have changed. Maybe the current spec is 10240FP32, 12G GD6X. 😃

— kopite7kimi (@kopite7kimi) 6 de fevereiro de 2021

Estas novas especificações vão emprestar a esta placa gráfica uma capacidade de memória mais reduzida mas maior largura de banda. A confirmar-se estamos perante uma enorme alteração à estratégia de hardware da empresa.

Rumores anteriores apontavam para a inclusão de 20 GB de memória nesta RTX 3080 Ti com um bus de 320-bit. Parece agora que a Nvidia terá alterado os planos e optado por um GPU com 12 GB e bus 384-bit.

A primeira configuração teria capacidade de memória adicional, ao passo que a segunda coloca nas mãos dos jogadores mais 20% de largura de banda, assumindo que a velocidade se mantém inalterada.

O que esperar desta RTX 3080 Ti

Caso se confirmem estas novidades, a Nvidia terá dado prioridade a oferecer aos utilizadores um upgrade de desempenho significativo em relação à atual RTX 3080.

Em termos de especificações, a performance traduz-se em mais 20% de largura de banda e 17.6% mais núcleos de processamento CUDA (que passam agora para 10240, apenas menos 256 em relação à RTX 3090).

Colocar no seu próximo GPU 12 GB de VRAM em vez de 20 GB vai aumentar a largura de banda em relação à 3080 mas também manter a vantagem da RTX 3090 no que à memória diz respeito. Para os criadores de conteúdos a memória adicional da 3090 vai ser um fator decisivo, ao passo que os jogadores podem tirar mais partido de uma largura de banda superior.

Apesar destas informações a Nvidia ainda nada confirmou de forma oficial. Teremos, ao que parece, de esperar pelo próximo dia 12 de abril para saber se a GTC 2021 nos trará alguma novidade em relação a este assunto.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.