Nvidia RTX 3060 mobile mostra o seu poder no Geekbench 5

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A antecipada placa gráfica RTX 3060 para computadores portáteis mostrou-se pela primeira vez numa aplicação de benchmark, e os resultados são bastante positivos. A mais recente placa gráfica de gama média da Nvidia revelou um desempenho muito satisfatório, ao nível de uma RTX 2070 Super para desktop.

A RTX 3060 assenta num chip GA106 completamente desbloqueado com 3840 núcleos CUDA de computação paralela, mais do que os que são oferecidos pela sua congénere para desktop.

Nvidia RTX 3060 é perfeita para portáteis gaming de gama média

No que à memória diz respeito pode apresentar uma combinação de VRAM a 14Gbps ou 12Gbps, com 6 GB de capacidade. Neste capítulo a versão mobile fica a perder para a versão desktop, já que a última inclui 12GB de memória para processamento gráfico.

O consumo energético deste GPU vai variar consoante o modelo de portátil onde está incluída, variando entre os 60-115W dependendo da solução térmica escolhida por cada fabricante.

O teste foi levado a cabo recorrendo a um portátil Gigabyte G5, e a RTX 3060 amealhou 93,263 pontos nos testes OpenCL. Os números colocam o seu desempenho ao nível da RTX 2070 Super para desktop e apenas um pouco abaixo da RTX 2080 Super Max-Q para equipamentos mobile.

Nvidia RTX 3060 pode ser a escolha perfeita para muitos jogadores

Se olharmos para estes resultados como um indicador do desempenho no mundo real a RTX 3060 oferece uma performance muito satisfatória para portáteis de gama média.

Obviamente, a configuração deste Gigabyte G5 em termos de processador, memória ou armazenamento pode influenciar os resultados. Todavia esses valores não foram revelados, pelo que temos de olhar para este benchmark com alguma cautela.

A confirmar-se este cenário, pode muito bem ser esta a escolha de muitas fabricantes para equipar os seus portáteis. Isto permitiria ao consumidor o acesso a um bom desempenho em videojogos sem ter de gastar uma fortuna.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple 1 original construído por Steve Jobs e Steve Wozniak à venda por valor astronómico!
  • Asus: monitor ROG Swift PG279QM chega para conquistar jogadores de FPS
  • Razer Viper 8K: o rato mais rápido do mundo que é perfeito para eSports
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.