Nvidia RTX 3060 é oficial! Chegou a placa gráfica para dominar a gama média

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Nvidia apresentou finalmente a tão esperada placa gráfica para desktop RTX 3060, que promete dominar o mercado de gama média. O GPU chegará às lojas algures durante o mês de fevereiro e vai trazer a arquitetura Ampere por um preço a rondar os €350.

A RTX 3060 torna-se assim na placa gráfica Ampere compatível com Ray Tracing e DLSS mais acessível do mercado, fazendo agora companhia à sua "irmã mais velha," a RTX 3060 Ti. Convém referir que este preço de €350 se aplica à placa de referência, pelo que as parceiras da Nvidia podem optar por valores mais elevados.

Nvidia quer dominar o mercado com a RTX 3060

A RTX 3060 agora apresentada oferece 12GB de memória GDDR6, o que é uma excelente adição quando a comparámos com a versão Ti que apenas inclui 8GB. Claro está que a nova proposta da Nvidia não é tão rápida, mas mais memória significa um desempenho considerável especialmente em resoluções abaixo de 4K.

Este GPU recorre também a uma nova versão da arquitetura Ampere, com a designação GA106. A intenção da marca foi entregar um design mais equilibrado reduzindo em simultâneo o consumo energético quando comparada com a versão GA104 das placas mais potentes.

A RTX 3060 consume 170W da tua fonte de alimentação quando levada ao máximo da sua capacidade, o que acaba por se alinhar com aquilo que seria expectável para uma gráfica de gama média.

Para esta nova gráfica a Nvidia ativou um total de 28 multi-processadores de streaming, que se traduz em 3584 núcleos CUDA. A sua performance fica acima da RTX 2060, chegando perto da 2070 em algumas situações particulares.

A velocidade base de relógio deste GPU é de 1320 MHz, podendo atingir os 1780 MHz em modo boost. Comparando com a RTX 3060 Ti a diferença não é grande, especialmente olhando também para a diferença de preço. Obviamente serão necessários testes imparciais para determinar o real valor da 3060.

RTX 3060 será concorrente direta da AMD RX 5700 XT

Será também interessante perceber como marcas como a Asus, Gigabyte ou MSI vão abordar o design térmico deste GPU.

Normalmente as placas gráficas desta gama recorrem ao arrefecimento através de duas ventoinhas, mas não será de colocar de parte a possibilidade de surgirem alguns modelos mais compactos.

Esta será a resposta imediata da Nvidia à AMD RX 5700 XT, que se coloca na mesma gama de preços mas parece oferecer um desempenho ligeiramente inferior.

Claro está, será mais significativo neste momento que a AMD não tenha acesso à tecnologia Ray Tracing que tanto atrai jogadores e produtores. Esse fator pode contribuir assim de forma definitiva para a escolha de alguns utilizadores e fazer pender a balança para a equipa verde.

Editores 4gnews recomendam:

  • Acer Nitro 5 : portátil gaming poderoso e acessível!
  • Intel: novos processadores Alder Lake prometem dar luta ao M1 da Apple
  • Novo Intel i9-11900K é um monstro! Processador rouba coroa do gaming à AMD
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.