Nvidia lança Quadro RTX 5000: as gráficas destinadas a profissionais em movimento

Bruno Coelho
Comentar

A Nvidia anunciou as sua novas gráficas na Computex 2019. Chamam-se Quadro RTX 5000 e são destinadas ao mercado de portabilidade. São viradas para os utilizadores profissionais que trabalham “em movimento”, e a Intel afirma que os portáteis com estas gráficas serão até sete vezes mais rápidos que os últimos Macbook Pro.

A partir de junho estarão à venda 17 portáteis com estas gráficas. Poderão ser encontradas em modelos da Asus, HP, MSI, Acer, Razer, Dell e Gigabyte. Os preços dependerão tanto da marca como do país, mas a Intel garantiu que os modelos mais baratos não custarão menos de 1600 dólares (1427 euros em conversão direta).

nvidia rtx quadro 5000

Até sete vezes mais rápidas que um Macbook Pro de 32GB de RAM com a AMD Pro Vega 20

Com 16GB de VRAM, 3072 núcleos CUDA, 48 núcleos RT e 384 núcleos Tensor, esta versão para portátil da RTX 5000 é destinada a profissionais. Ou seja, será indicada para quem faça trabalhos pesados em termos gráficos ou em vídeo, e o queira fazer em movimento. Segundo a fabricante, estas serão até sete vezes mais rápidas que um Macbook Pro de 32GB de RAM equipado com a AMD Pro Vega 20.

Mais eficiente que a antecessora, e habilitada a correr Ray Tracing

Numa comparação com a sua antecessora, a P5200, temos uma subida ligeira de performance pura, passando de 8.9 teraflops para 9.4 teraflops. No entanto, o novo modelo com arquitetura Turing não só é mais eficiente como está habilitado para correr o tão falado Ray Tracing.

O Ray Tracing pode ser sumariamente definido como um sistema de iluminação global. Assim, um jogador vai encontrar luzes e sombras bem mais realistas na hora de jogar. Esta é uma diferença que os jogadores mais ávidos certamente apreciam.

A Nvidia atesta que os portáteis lançados com estas gráficas terão o selo “RTX Studio”. Segundo o diretor geral da Nvidia, Jason Paul, isto significa que estas oferecem performance ao nível de “desktop” para quem anda em movimento.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.