O CEO da Nvidia, Jensen Huang, esteve presente na World Government Summit no Dubai. O executivo destacou a importância da inteligência artificial (IA) para o futuro da economia global.
O executivo aponta para uma expansão significativa do mercado de data centers impulsionada pela IA. Ao contrário das anteriores previsões, o executivo acredita que o segmento pode atingir os 2 biliões de dólares nos próximos quatro a cinco anos.
Países terão de ter infraestrutura de IA sólida
Huang destacou a necessidade de os países construírem uma infraestrutura de IA sólida. O executivo considera que esta será fundamental para o desenvolvimento nacional e da economia global. A influência atual da IA no mercado é apenas o início de uma revolução que promete transformar a nossa vida.
A visão de Huang para o futuro inclui uma base instalada de data centers avaliada em dois biliões de dólares. Mas existe a previsão de duplicar esse valor nos próximos anos. Esta expansão será alimentada por uma arquitetura de computação acelerada, ideal para a próxima geração de software de IA generativa.
O CEO da Nvidia argumenta contra a generalização do uso de computação de propósito geral para liderar no campo da IA. Em vez disso, quer promover a computação acelerada como chave para o desenvolvimento eficaz e eficiente da IA.
O executivo realça que esta abordagem favorece a inovação mas também é essencial para a transição da indústria para a sua próxima geração. Mas claro, serão exigidos recursos económicos significativos e hardware eficiente.
Jensen Huang está confiante de que o segmento de data centers alcançará os 2 biliões de dólares em breve. O que vai sustentar futuras aplicações de IA, como a IA generativa. Este crescimento é claramente ambicioso. Mas tendo em conta a rápida proliferação da IA, é plausível.
A iniciativa de Sam Altman, CEO da OpenAI, de arrecadar 7 biliões de dólares para o fabrico de chips focados em IA, ganha mais força à luz desta previsão.