
A Nvidia disponibilizou a sua primeira grande atualização de 2026, que traz a nova tecnologia DLSS 4.5, com algumas melhorias que trarão ainda mais qualidade para as imagens. A nova tecnologia, apresentada na CES 2026, já estava em versão beta desde o início do mês, mas agora chega para todos os utilizadores de placas gráficas RTX.
A grande novidade da atualização do DLSS 4.5 Super Resolution é a utilização da segunda versão do modelo de transformação de imagens Super Resolution, que traz mais qualidade de imagem para mais de 400 jogos e aplicações. A promessa é de melhorias significativas em nitidez e estabilidade de imagem, reduzindo, por exemplo, o efeito fantasma (quando o movimento do jogo deixa rastos de objetos, personagens etc.).
No vídeo abaixo, a Nvidia demonstrou estas melhorias de nitidez e redução de rastos a utilizar The Elder Scrolls: Oblivion e Indiana Jones and The Great Circle.
Com o novo modelo Transformer de segunda geração, que tem 5x mais poder computacional e é treinado com um conjunto de dados muito maior, o DLSS 4.5 também otimiza a iluminação dos jogos, garantindo néons e reflexos mais intensos, com mais cores e mais detalhes.
Para as placas gráficas RTX 50, o DLSS 4.5 traz a adição da Geração de Múltiplos Fotogramas, que atualmente está limitada a 4x, mas, numa atualização futura, permitirá que as placas gráficas de última geração corram jogos em 4K a 240 Hz com ray tracing ativado.
O DLSS 4.5 já está disponível para as seguintes séries de placas gráficas Nvidia: RTX 20, RTX 30, RTX 40 e RTX 50. Para instalar a nova versão, vá à aplicação da Nvidia (se ainda não a tiver, clique aqui para instalar), clique no ícone de “Drivers” e selecione a última atualização do Driver GeForce Game Ready disponível.
