Nvidia identifica Huawei como principal rival de IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A tecnologia de Inteligência Artificial é atualmente um dos focos mais relevantes do mundo tecnológico, com cada vez mais marcas a integrá-la nos seus equipamentos e recursos.

Mas para que isso aconteça há uma peça fundamental que são os processadores de IA. Neste momento, a Nvidia domina este mercado, mas a fabricante não esconde que existe uma forte concorrência, tendo considerado que a Huawei é o seu principal rival.

Nivida apresenta relatório às autoridades dos EUA sobre concorrência da Huawei

imagem de um circuito de processador
A Nvidia msotrou-se preocupada com a capacidade IA da Huawei Crédito@JacekAbramowicz/Pixabay

Parece que a guerra comercial entre os EUA e a China vai continuar a afetar diretamente a Huawei. Sobretudo depois de a Nvidia ter apresentado um relatório às autoridades norte-americanas – especificamente à Securities and Exchange Commission – que aponta a Huawei como um dos principais concorrentes na área de produção de chips IA.

A informação chega através da agência de notícias Reuters e acontece pouco tempo depois de se saber que a administração Biden está a aumentar a pressão sobre a fabricante de processadores chinesa SMIC.

Segundo a mesma fonte, as autoridades norte-americanas querem impedir esta fabricante chinesa de obter mais importações oriundas dos EUA porque a SMIC produziu um chip sofisticado para o smartphone Mate 60 Pro da Huawei.

Nvidia indica pontos fortes da Huawei

No relatório apresentado, a Nvidia indicou todos os pontos fortes da sua rival Huawei. Diz a fabricante que a marca chinesa é uma forte concorrente no fornecimento de chips concebidos para IA, como unidades de processamento gráfico (ou GPU), unidades centrais de processamentos (ou CPU) e ainda processadores de rede.

Mas a Nvidia não se ficou por aqui e aponta também a Huawei como uma empresa de serviços em nuvem que desenvolve o seu próprio hardware e software para otimizar a computação em IA.

Esta guerra comercial promete dar que falar nos próximos tempos e agora no novo cenário trazido pela tecnologia de Inteligência Artificial. Aguardemos os próximos capítulos desta saga.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt