Nvidia oficializa GTX 1650: arquitetura Turing por baixo preço

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A arquitetura de Turing não pára de chegar a gráficas cada vez mais acessíveis. A mais recente é a tão aguardada placa gráfica de gama de entrada, a GeForce GTX 1650. O preço anunciado nos Estados Unidos é de 149 dólares.

A gráfica agora anunciada pela Nvidia não é para quem quer grandes aventuras de gaming. Estamos a falar de 896 núcleos CUDA e de uma interface de memória de 128 bits. Além disso, temos aqui uma memória de 4GB GDDR5. Em termos de clock base podemos esperar números de 1485MHz com 1665MHz em boost.

Já era de esperar que a 1650 uma performance bem abaixo da 1660. Aliás, a diferença de preço entre uma e outra indica isso mesmo. Esta não é a gráfica que vais usar para jogar em 4K. Ainda assim, a Nvidia afirma que esta é 70% mais rápida que a GTX 1050 quando usada em 1080p.

GTX 1650 tem o dobro da performance da velhinha GTX 950

Esta é a gráfica que irás comprar se apenas quiseres manter-te perto da tendência do gaming. Se o interesse for melhorar a resolução ou a experiência visual, esta não é a gráfica certa para ti. Ainda assim, será sempre um pelo upgrade para quem tenha uma GTX 950, por exemplo.

Em termos de disponibilidade, a gráfica fica imediatamente disponível para os consumidores. A 1650 fica na mesma faixa de preço da RX 570 da AMD. Embora não saibamos como esta se porta face à concorrente, a nova arquitetura do modelo da Nvidia pode ser o grande trunfo. No entanto, a Radeon tem uma interface de memória de 256 bits.

Neste momento já é possível encomendar esta gráfica em algumas das lojas habituais portuguesas. O preço ultrapassa a faixa dos 200 euros na sua versão base. Fica assim a ideia de que se houver disponibilidade para esticar o orçamento, a 1660 pode ser uma opção muito mais viável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia GTX 1650 Ti já está a ser trabalhada pela Asus
  • Elon Musk apresenta Tesla sem volante, previsto para 2021
  • Esta Inteligência Artificial vai analisar-te em entrevistas de emprego
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.