Nvidia vai deixar de lançar drivers para o 3D Vision

Bruno Coelho
10 Março, 2019

O suporte da Nvidia para produtos 3D Vision chegou ao fim. Os últimos drivers serão de abril próximo e a partir daí, a plataforma fica à sua mercê, com a morte anunciada. Estamos a falar de um produto originalmente de 2008.

O comunicado foi feito de forma oficial pela Nvidia. O artigo atesta que as Geforce Game Ready Drivers deixarão de suportar o 3D Vision. A marca garante, no entanto, que a sua equipa de suporte vai continuar a acompanhar problemas com estas drivers até abril de 2020.

nvidia 3d vision drivers

Além disso, a Nvidia revelou que o seu software que permite gaming 3D em televisões com a mesma tecnologia é agora gratuito. Ou seja, deixa de estar disponível como download autónomo. Além disso o 3D Vision Video Player, vai continuar a ter dowload gratuito até ao final do ano.

O 3D Vision foi lançado há 11 anos

Lançado em 2008, este produto consiste nuns óculos LC, um dispositivo emissor de infravermelhos e compatibilidade como monitores LCD de 120Hz. Além disso, monitores CRT selecionados, 3LCD e projetores DLP também são compatíveis.

nvidia 3d vision drivers

Cada uma das lentes dos óculos trabalha a 60Hz de forma a criar uma experiência tridimensional de 120Hz, como na clássica visão estereoscópica. O resultado é uma ilusão de profundidade nos olhos de quem vê, como se o ecrã fosse uma janela de várias formas.

O uso prolongado do 3D Vision provocava enxaquecas aos jogadores

A Nvidia produziu drivers que basicamente convertem jogos 3D em visão estereoscópica tridimensional. Contudo, tendo em conta a fraca otimização, a qualidade da experiência sempre deixou a desejar. Além disso, o uso prolongado do 3D Vision resultava regularmente em dores de cabeça para o jogador.

nvidia 3d vision driversBasicamente a performance dos jogos era cortada ao meio, já que eram disponibilizadas duas imagens, para oferecer a visão estereoscópica. Muitos destes problemas são hoje encontrados na tecnologia de Realidade Virtual.

Em 2011, a Nvidia viria lançar o 2º kit de 3D Vision. Embora com lentes 20% maiores e mais confortáveis, estes nunca foram um sucesso. Aliás, o 3D não foi de todo um sucesso no geral. Basta olhar para o cinema ou para as televisões com esta tecnologia, hoje praticamente inexistentes.

Editores 4gnews recomendam:

Via / Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.

Mais na 4gnews

Nvidia GTX 1660: gráfica surpreende em benchmarks
Intel Comet Lake terão até dez núcleos e suporte para Linux
Nvidia pode revelar tecnologia ‘Ampere’ na GTC 2019
Cuidado: Compras na GearBest? Muda todas as passwords agora!
Google Chrome adiciona DuckDuckGo na pré-definição de pesquisa
Nvidia GTX 1660 foi anunciada e promete ser um sucesso

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
A placa gráfica certa para cada tipo de utilizador de PC em 2018
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!