Nvidia vai deixar de lançar drivers para o 3D Vision

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O suporte da Nvidia para produtos 3D Vision chegou ao fim. Os últimos drivers serão de abril próximo e a partir daí, a plataforma fica à sua mercê, com a morte anunciada. Estamos a falar de um produto originalmente de 2008.

O comunicado foi feito de forma oficial pela Nvidia. O artigo atesta que as Geforce Game Ready Drivers deixarão de suportar o 3D Vision. A marca garante, no entanto, que a sua equipa de suporte vai continuar a acompanhar problemas com estas drivers até abril de 2020.

Além disso, a Nvidia revelou que o seu software que permite gaming 3D em televisões com a mesma tecnologia é agora gratuito. Ou seja, deixa de estar disponível como download autónomo. Além disso o 3D Vision Video Player, vai continuar a ter dowload gratuito até ao final do ano.

O 3D Vision foi lançado há 11 anos

Lançado em 2008, este produto consiste nuns óculos LC, um dispositivo emissor de infravermelhos e compatibilidade como monitores LCD de 120Hz. Além disso, monitores CRT selecionados, 3LCD e projetores DLP também são compatíveis.

Cada uma das lentes dos óculos trabalha a 60Hz de forma a criar uma experiência tridimensional de 120Hz, como na clássica visão estereoscópica. O resultado é uma ilusão de profundidade nos olhos de quem vê, como se o ecrã fosse uma janela de várias formas.

O uso prolongado do 3D Vision provocava enxaquecas aos jogadores

A Nvidia produziu drivers que basicamente convertem jogos 3D em visão estereoscópica tridimensional. Contudo, tendo em conta a fraca otimização, a qualidade da experiência sempre deixou a desejar. Além disso, o uso prolongado do 3D Vision resultava regularmente em dores de cabeça para o jogador.

Basicamente a performance dos jogos era cortada ao meio, já que eram disponibilizadas duas imagens, para oferecer a visão estereoscópica. Muitos destes problemas são hoje encontrados na tecnologia de Realidade Virtual.

Em 2011, a Nvidia viria lançar o 2º kit de 3D Vision. Embora com lentes 20% maiores e mais confortáveis, estes nunca foram um sucesso. Aliás, o 3D não foi de todo um sucesso no geral. Basta olhar para o cinema ou para as televisões com esta tecnologia, hoje praticamente inexistentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia Geforce GTX 1660: serão estas as especificações e preço?
  • Está a caminho o Gorilla Glass para smartphones dobráveis!
  • Cuidado! Desbloqueio facial do Samsung Galaxy S10 é facilmente enganado

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.