Quando se fala em grandes empresas, os valores tendem a ser verdadeiramente astronómicos e muito acima do que, por vezes, é imaginável. Neste universo das grandes marcas, parece que a Nvidia “passou a perna” à Apple.
De acordo com o The Verge, a Nvidia é agora a segunda empresa mais valiosa do mundo, com uma capitalização de mercado a rondar os 3,01 biliões de dólares (cerca de 2,75 biliões de euros). A Apple está ligeiramente atrás, com 3 biliões de dólares.
A Nvidia tem crescido de forma significativa nos últimos meses
Em termos comparativos, é uma pequena diferença mas que marca a passagem desta gigante de fabrico de chips. Nos últimos tempos, tem-se visto a hegemonia da marca no setor da Inteligência Artificial (IA) e o caminho só parece ser para cima.
Isto porque, depois do lançamento do chip H100, o valor de mercado da empresa continua a chegar a valores muito altos e em pouco tempo. O que ajuda a perceber isto é colocar os números em perspetiva.
Recorde-se que, há cerca de um ano, em maio de 2023, a Nvidia tinha um valor de mercado a rondar 1 bilião de dólares (cerca de 0,92 biliões de euros). Passado 9 meses, em fevereiro de 2024, o valor já tinha praticamente duplicado e chegado aos 2 biliões de dólares (cerca de 1,8 biliões de euros).
Este salto gigante fez com que a Nvidia passasse à frente de outros gigantes como a Amazon e a Alphabet. De fevereiro até junho, passaram-se mais quatro meses e parece que a tendência de crescimento a pique se mantém.
Só falta superar a Microsoft na lista de empresas mais valiosas
Posto isto, fica a questão: será que a Nvidia vai conseguir chegar ao tão desejado trono das empresas mais valiosas? Uma coisa é certa: já esteve bem mais longe. No entanto, ainda falta superar um outro gigante: a Microsoft.
Segundo a mesma fonte, esta lidera a lista com um valor de mercado a rondar os 3,15 biliões de dólares. Para chegar a esse valor, a Nvidia terá de continuar numa senda de crescimento, contudo os números não dão sinais de abrandamento.
Dentro do setor de chips de IA, o domínio da Nvidia é por demais evidente. Estima-se que a participação de mercado da empresa, neste tipo de produtos, oscile entre os 70% e os 95%.
Ao que tudo indica, a empresa tem o objetivo de lançar um novo chip de IA todos os anos. Como refere o The Verge, espera-se que, ainda em 2024, chegue o tão aguardado GPU Blackwell B200.