NVIDIA compra a ARM e promete focar-se na Inteligência Artificial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A NVIDIA anunciou a sua intenção de compra da ARM, empresa de semicondutores dedicada, entre outras coisas, à conceção de sistemas que capacitem os processadores de dispositivos móveis. O negócio foi firmado por 40 mil milhões de dólares.

Em comunicado oficial, a NVIDIA afirma ter acordado com a SoftBank, responsável pela ARM, a transação em questão. O futuro colocará os esforços e propriedade intelectual da ARM ao serviço da Inteligência Artificial (IA).

A ARM foi comprada por 40 mil milhões de dólares

A aquisição cria simultaneamente a maior empresa de computação do mundo e relança os esforços da indústria no campo da IA. O comunicado informa ainda a intenção de conceder à ARM a manutenção da sede no Reino Unido e a manter a estratégia.

Pautando-se pela "neutralidade global do cliente" e operando sob o modelo de licenciamento aberto, antecipa-se uma maior presença da empresa no mercado mobile. As suas soluções e tecnologias marcam presença em smartphones, mas irão agora mais além.

Segundo a NVIDIA, a ARM impulsionará a sua presença no mercado dos computadores, expandindo-se até aos carros autónomos e áreas conexas. Para tal, a adquirente fez saber que iria reforçar o investimento no setor de R&D da ARM.

A NVIDIA reforça o seu investimento no mundo da IA

Firmando o seu compromisso com a ARM, a NVIDIA deu a conhecer as suas intenções de construir um supercomputador baseado na IA. O projeto contará com a arquitetura de CPUs da ARM e será desenvolvido na sede da empresa, em Cambridge.

A IA é a maior das forças tecnológicas da nosso tempo, sendo responsável pelo lançamento de uma nova era da computação. Nos próximo anos, milhares de milhões de computadores utilizarão a IA para criar uma nova Internet das Coisas (IoT), imensamente maior que a Internet atual, das pessoas. - afirma Jensen Huang, CEO da NVIDIA.

A ARM continuará a trabalhar para outros clientes, mantendo o seu modelo de licenciamento de tecnologias. Isto é, a nova dona não guardará para si toda a propriedade intelectual da ARM, permitindo a esta preservar o atual modelo de negócio.

De qualquer modo, a NVIDIA passa a ter uma vantagem redobrada na produção e desenvolvimento de tecnologias, sobretudo na área das placas gráficas ou GPUs. Por outras palavras, passa a ter um grande e novo trunfo face à sua rival, a AMD.

Esperamos assim ver grandes avanços tecnológicos no campo da IA, computação e soluções de consumo a serem anunciadas também pela NVIDIA. A aquisição foi aprovada por ambas as empresas e está agora a fazer cumprir os trâmites legais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 7 melhores portáteis para estudantes em 2020
  • LG Wing é oficial! Conhece os detalhes do smartphone mais revolucionário de 2020
  • IKEA tem parceria improvável com a ASUS ROG. Produtos gaming a preço de amigo!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.