Nvidia com novos trunfos na manga! RTX 3080 e 3070 SUPER a caminho

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A série 30 de placas gráficas RTX da Nvidia tem vindo a crescer de mês para mês com direito às mais variadas configurações para melhor servir os interesses e carteiras de cada consumidor.

Ao que parece a linha Ampere de GPUs da equipa verde vai crescer ainda mais já que existem indícios de que a marca estará a planear duas novas ofertas, uma GeForce RTX 3080 SUPER e uma GeForce RTX 3070 SUPER.

A ideia não é descabida uma vez que estes alegados novos modelos não afetariam os próximos lançamentos da Nvidia, a GeForce RTX 3080 Ti e a GeForce RTX 3060.

RTX 3080 SUPER e 3070 SUPER ainda sem especificações

Não existem ainda especificações detalhadas acerca destes dois novos modelos, mas rumores mais antigos indicavam variantes das RTX 3080 e RTX 3070 com mais memória VRAM.

Na altura, falou-se que as novas gráficas poderiam ter 12 a 16GB de memória. Esse plano parece ter perdido fulgor já que a companhia optou por reforçar o design da RTX 3090, deixando o resto do alinhamento com 10GB de VRAM devido à escassez de módulos GDDR6(X).

Apesar disto a cadeia de fornecimento deve estar em níveis mais normais aquando do lançamento da RTX 3080 Ti. Isto pode ser um forte indicador de planos para reforçar a oferta com opções SUPER, com as RTX 3080 e RTX 3070 a serem as primeiras candidatas a este tratamento.

Nvidia continua a combater a AMD

Como aconteceu já no passado, a Nvidia pode ter encontrado aqui uma solução para combater a AMD e as suas Radeon RX 6800 e RX 6700. Se assim for, o mais provável será a inclusão de 16GB de GDDR6(X) em ambos os GPU.

Como sempre, será fundamental perceber como estas novas ofertas se posicionarão em termos de preço. Os modelos já existentes podem sofrer um corte para abrir espaço à procura destas novas gráficas, mas não seria também a primeira vez que a Nvidia optaria por manter os preços e cobrar um valor superior pelos modelos SUPER.

Seja como for, estas duas variantes não devem chegar aos mercados tão cedo, sendo de prever um anúncio talvez durante a Computex deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Windows 10: Nova atualização vai remover o Adobe Flash Player
  • Intel: Processadores Rocket Lake-S chegam mais tarde que o previsto
  • Intel: Acionistas exigem medidas para combater Apple e AMD!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.