Nvidia apresenta um "cérebro de IA" especialmente projetado para robôs humanoides

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Na manhã de hoje (19), a Nvidia realizou o evento GTC 2024. Na ocasião, a gigante da área de Inteligência Artificial (IA) apresentou o Projeto GR00T, um modelo básico universal especialmente projetado para robôs humanoides.

O projeto utiliza tecnologia de IA para reforçar o treinamento de robôs. Através da inovação, os novos robôs são capazes de observar autonomamente o comportamento humano e compreender a linguagem natural, para aprender coordenação, flexibilidade e outras habilidades mais rapidamente.

A empresa explicou que, para esses robôs humanoides, fornece a plataforma de computação de IA Jetson Thor, que equivale a substituir o robô por um "cérebro de IA". Tudo para que eles possam integrar-se ao ambiente e interagir com o mundo real de forma mais rápida e natural.

AI教主 Nvidia 黃仁勳總是想得到有梗的方式給大家留下印象,在最新的2024 GTC 大會上,Jensen 召喚出了迪士尼和Nvidia合作研發的超可愛機器人,非常幽默Nvidia 為最近湧現的人形機器人製造商提供一個AI平台。Jetson Thor是一款專為運行人形機器人模擬工作流程、生成式AI模型等而設計的新型電腦。… pic.twitter.com/Z4tYsw1hXz

— Intl Econ Observe (@IEObserve) 19 de março de 2024

Nvidia também apresentou seu novo chip e robôs em parceria com a Disney

Durante o evento, que reuniu mais de 300 mil participantes presenciais e online, a Nvidia anunciou também o seu novo chip GB200 e a mais recente arquitetura Blackwell. Mas um dos grandes destaques ficou para um momento fofo, quando o CEO Jen-Hsun Huang chamou ao palco os robôs BDX, desenvolvidos em parceria com a Disney.

Os pequenos robôs também são alimentados pela plataforma de computação de IA Jetson Thor. Segundo a Nvidia, esses sistemas robóticos poderão ser utilizados para robôs humanoides, carros autónomos e braços robóticos. A empresa prevê um futuro com fábricas de robôs.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.