NVIDIA apresenta a nova e poderosa GeForce GTX 1080 Ti

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A NVIDIA acabou de apresentar a sua nova placa gráfica de topo. Esta é a nova GeForce GTX 1080 Ti e o teu PC Gaming já tem uma nova paixão. Está na altura de conhecer tudo o que esta nova GeForce GTX 1080 Ti será capaz de fazer a nível de performance, datas de chegada ao mercado e claro, o preço!

Este é o componente essencial de qualquer PC Gaming. De pouco importa uma boa caixa, uma refrigeração líquida ou até mesmo um bom processador se não tiveres uma boa gráfica a acompanhar. Se queres jogar sem preocupações, com a máxima qualidade visual e queres uma placa que te dure uns bons anos, então aproveita e conhece a nova GeForce GTX 1080 Ti da NVIDIA.

Aproveita aqui os melhores descontos em Smartphones

A nova GeForce GTX 1080 Ti estava a ser preparada há alguns meses e depois de muita antecipação eis que vê a luz do dia. É baseada na mesma GP102 que a Titan X e promete uma performance em jogos idêntica ao "motor" mais caro da marca por uma fração do preço.

Eis a nova GeForce GTX 1080 Ti

Em boa verdade, a nova GeForce GTX 1080 Ti está muito mais próxima da Titan X do que da sua antecessora, a GeForce GTX 1080. Ambas as gráficas possuem o mesmo número de núcleos (CUDA), as mesmas unidades de textura (224) e o mesmo número de transistors ( 12 mil milhões).

Se bem que a GeForce GTX 1080 Ti tem menos unidades de ROP com 88 face aos 96 da Titan X. Contudo, a velocidade de clock da nova 1080 Ti é ligeiramente superior com uma velocidade base de 1480MHz e uma velocidade de 1582MHz no modo boost.

Desempenho da GeForce GTX 1080 Ti é 35% superior à GTX 1080

A nível de memória a GeForce GTX 1080 Ti possui 11GB de GDDR5X, apenas menos 1GB do que a caríssima Titan X. Contudo, devido às otimizações e maior estabilidade da nova gráfica esta memória consegue ser mais rápida com velocidades de leitura de 11GBps (GB's por segundo), ao passo que na Titan X a velocidade de leitura é de 10GB por segundo. São pequenas detalhes que fazem a diferença.

A nova gráfica é construída com arquitetura de 16nm e tem um valor máximo de TDP (thermal design power) de 250W, tal e qual a Titan X.

Outro dos seus pontos fortes é o novo desenho e mecanismo de dissipação do calor. Temos agora um autêntico radiador e novo ventilador para arrefecer o compartimento da câmara de vapor.

Já a nível de performance, a NVIDIA afirma que a sua GeForce GTX 1080 Ti tem um desempenho 35% melhor do que a GeForce GTX 1080 que conquistou o mercado nacional. Um enorme aumento no desempenho e no poder gráfico da nova placa. São argumentos de peso se estás a pensar montar um novo "PC Gaming".

A nova GeForce GTX 1080 Ti estará disponível a partir do dia 10 de março por 699$(dólares). Contem ainda com uma baixa de preço para a sua antecessora, a agora ultrapassada GeForce GTX 1080. Galeria de fotografias no final da página.

Outros assuntos relevantes:

Meizu consegue carregamento completo da bateria em apenas 20 minutos

Novo relatório afirma que o iPhone 8 terá entrada USB-C

Foi lançada a atualização 1.6 do Tom Clancy’s: The Division

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.