Nvidia e AMD: o mercado das gráficas continua em queda

Bruno Coelho

O mercado das placas gráficas já teve melhores dias. O último relatório do John Peddie Research (JPR) mostra que o fosso entre a Nvidia e a AMD é agora ainda maior. Contudo, os números globais não são famosos.

Este relatório do JPR é referente ao quarto e último semestre de 2019. Em relação ao trimestre anterior, as vendas regrediram em 2,65%. Já em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (2017), os últimos regridem em 3.3%. A tendência deve, contudo, mudar no primeiro semestre de 2019.

nvidia amd gpu

As vendas de placas gráficas dedicadas desceram no último semestre de 2018 cerca de 20% em relação período homólogo do anterior. Já no que diz respeito venda de portáteis, subiram 8% no mesmo período. Tendo em conta estes números, o último semestre de 2018 (T4) é o pior dos últimos 10 anos.

NVIDIA continua tem mais de 80% do mercado

A Nvidia aparece neste quarto trimestre de 2018 com uma quota de mercado de 81.2% (tinha 74% durante o terceiro trimestre). A AMD, por seu turno, desceu para os 18.8% (tinha 25% durante o T3 de 2018). O domínio continua a ser assombroso por parte da Nvidia. A tendência deve manter-se nos próximos tempos.

nvidia amd gpu

A verdade é que o último semestre de 2018 fica marcado por grandes lançamentos como as RTX série 20 ou as AMD Radeon 590. Estamos a falar de gráficas de gama alta, com um preço acima dos 500 dólares e que não são para todos os bolsos.

O cenário atual é, contudo, diferente. Tivemos o lançamento da RTX 2060 e da GTX 1660 Ti. Além disso, como escrevemos, a GTX 1660 deve ser lançada nos próximos dias. Todas estas gráficas estão no mercado de gama-média e são, como tal, mais acessíveis.

nvidia amd gpu

A AMD foca-se neste momento na gama alta, com a Radeon VII. Contudo, a sua gama média deve chegar ao mercado do T3 de 2019 e certamente irá abanar o domínio da Nvidia.

Editores 4gnews recomendam:

Via / Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.