Número recorde de europeus quer mudar de operadora de telecomunicações

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A consultora global Oliver Wyman divulgou recentemente um estudo feito na Europa que dá conta da satisfação dos consumidores europeus com as suas operadoras de telecomunicações.

De acordo com o Global Consumer Survey 2024: Mobile and Fixed Broadband – nome do referido estudo – 53% dos europeus quer mudar de operadora. E há uma razão forte para isso.

Preço é a principal motivação para a mudança

mulher ao telefone na rua
Mais de metade dos europeus inquiridos mostrou vontade de mudar de operadora de telecomunicações Imagem gerada por IA Microsoft Designer

O estudo agora divulgado dá conta de um número recorde de consumidores europeus que querem mudar de operadora, com 53% dos inquiridos a mostrar esta vontade. Regista-se assim um aumento de 9% nesta intenção face a 2023.

A principal razão avançada para a mudança de operadora está diretamente relacionada com o preço, com a maioria a afirmar que esta é a sua principal motivação. Velocidade da rede, cobertura de sinal, fiabilidade do serviço e descontos em terminais móveis são as restantes razões apresentadas pelos europeus para mudar de operadora.

Entre os inquiridos 70% estão com as chamadas operadoras tradicionais, mas 49% destes estão a considerar mudar para operadoras mais recentes e de baixo custo.

Apesar das intenções dos consumidores europeus, as operadoras ditas tradicionais continuam a ser reconhecidas e valorizas no mercado. Numa escala de 1 a 5, as operadoras tradicionais registaram pontuações entre os 3,1 e 2,7 enquanto as operadoras de baixo custo pontuaram entre 2,7 e 2,4.

Já no mercado de banda fixa, as intenções para mudar de serviço aumentaram em 10%. Os 42% registados em 2023 passaram a expressivos 52% agora em 2024. Também aqui o preço é uma das principais razões da mudança, estando a velocidade de rede logo abaixo.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt