Estes são os novos Sony Xperia XA1 e XA1 Ultra!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A manhã do primeiro dia do Mobile World Congress ficou marcada pelo anúncio da Sony onde ficamos a conhecer o seu novo topo de gama, Alcatel e não só. Está na hora de conhecer os novos Sony Xperia XA1.

Aproveita aqui os melhores descontos em Smartphones

A Sony prometia novos smartphones para o Mobile World Congress e acabou por cumprir a sua promessa. Estes são os novos Sony Xperia XA1 e XA1 Ultra. Os nomes podem ser um pouco confusos, pessoalmente preferia um Xperia XA 2017 mas agora não adianta reclamar.

O centro das atenções foi o novo Xperia XZ Premium com a sua impressionante câmara de 19MP, ecrã 4K e processador Snapdragon 835 da Qualcomm mas o segmento de gama média não ficou esquecido. Estas são as novas apostas da construtora japonesa para quem não pode ou não quer gastar pequenas fortunas num smartphone.

A linha Xperia XA foi apresentada no ano passado no MWC16 e um dos seus trunfos era o aspecto, o design extremamente elegante. Este ano os novos Sony Xperia XA1 e XA1 Ultra recuperam esse belíssimo design e melhoram significativamente as especificações técnicas.

Especificações dos Sony Xperia XA1 e XA1 Ultra

Ambos os smartphones contam com o processador MediaTek Helio P20 e uma câmara principal, traseira, de 23MP. As suas câmaras frontais são bem diferentes, tanto em resolução como em capacidades.

Ao passo que no Xperia XA1 temos uma câmara de 8MP capaz de atingir um ISO de 3200, o Xperia XA1 Ultra tem uma câmara frontal de 16MP capaz de atingir um ISO de 6400 com a vantagem de ter um flash LED e estabilização ótica ca imagem (OIS) nesta câmara de selfies.

MediaTek Helio P20 em ambos os Sony Xperia XA1

Outra das diferenças entre ambos os Xperia's é a presença de uma porta microUSB no Sony Xperia XA1 ao passo que o Sony Xperia XA1 Ultra já tem uma porta USB do Tipo-C. Esta última é capaz de maiores velocidades na transferência de dados e no carregamento do smartphone.

O ecrã ou tela do Sony Xperia XA1 tem 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280p), tecnologia IPS LCD, ao passo que o XA1 Ultra tem uma tela de 6 polegadas com resolução Full-HD (1920x1080p). Para manter o ecrã ligado temos uma bateria de 2300mAh e 2700mAh, respetivamente. Infelizmente nenhum deles tem leitor de impressões digitais nem altifalantes duplos frontais.

Tanto o XA1 como o XA1 Ultra foram desenhados para garantir um desempenho mais duradouro em toda a vida do smartphone.

O Qnovo Adapt Charging monitoriza a saúde da bateria e ajusta a corrente da carga para evitar danos e maximizar o tempo de vida, enquanto o Modo Stamina garante a durabilidade da bateria por mais tempo quando realmente precisa, ao desativar algumas das funções e ampliando a sua vida útil. Esperemos que seja o suficiente.

A nível de memória RAM, o Xperia XA1 conta com 3GB e um armazenamento interno 32 GB e possibilidade de expansão via microSD. O phablet Xperia XA1 Plus tem 4GB de memória RAM e 64GB de memória interna expansível. O sistema operativo de ambos é o Android 7.0 Nougat.

O Smart Cleaner da Sony gere o desempenho e a memória do dispositivo, ao limpar automaticamente os caches e as aplicações não utilizados para obter a melhor velocidade e desempenho sem se degradar ao longo do tempo. Além disso, ambos os modelos possuem carregamento rápido para obter horas de energia em apenas alguns minutos de carregamento.

Design dos Sony Xperia XA1 e XA1 Ultra

A nível de design e qualidade de construção, ambos os equipamentos denotam uma atenção redobrada ao estilo, à elegância e conseguem reter muitos dos traços da geração inicial e do novo Xperia XZ Premium. A Sony visa consolidar o aspeto de todos os seus smartphone e está no bom caminho.

Com 5 polegadas de ecrã no Sony Xperia XA1 e 6 polegadas no Sony Xperia XA1 Ultra, ambos os equipamentos apresentam uns margens extremamente reduzidas e uma estrutura metálica para lhes dar maior solidez, robustez e ergonomia na sua utilização diária. Sem dúvida um belo design "sem" margens para aproveitar ao máximo o ecrã de ponta-a-ponta.

Foto e Vídeo nos Sony Xperia XA1

Fazendo uso do seu conhecimento de câmaras, a Sony, para proporcionar uma câmara traseira promissora nos dois equipamentos - XA1 e o XA1 Ultra - que oferece 23MP de resolução com um grande sensor móvel 1/2.3" ExmorRS. Temos também uma lente que deixa entrar bastante luz graças à sua abertura de f/2.0.

O utilizador destes Sony Xperia XA1 tem garantida uma maior rapidez desde o arranque até à captura em 0.6s, bem como um Autofocus Híbrido mais rápido e preciso, para que mesmo os momentos mais espontâneos estejam sempre focados.

As câmaras frontais são o pilar do mundo das selfies e a lente grande angular de 8MP e de 23mm no Sony Xperia XA1 deixarão o utilizador capturar toda a envolvente. Mesmo numa selfie de grupo, sem deixar ninguém de fora.

Câmara de 16MP frontal e 23MP no Sony Xperia XA1 Ultra

Aqui, o Sony Xperia XA1 Ultra tem a vantagem com uma câmara frontal de 16MP com estabilizador de imagem ótico para eliminar os tremores e melhorar selfies com baixa luminosidade.

Sem esquecer o flash selfie inteligente para iluminar naturalmente o teu rosto. Ambos os modelos permitem que facilmente tires a selfie perfeita com apenas um acenar através da característica da câmara " Hand Shutter’ ".

O Sony Xperia XA1 e o Sony Xperia XA1 Ultra serão lançados a partir da primavera de 2017 com o Android Nougat e, no lançamento, surgem com uma escolha de acabamentos contemporâneos nas cores White, Black, Pink e Gold. Os seus preços ainda não são conhecidos.

Outros assuntos relevantes:

Alcatel A5 LED: a nova e vistosa aposta da Alcatel!

Motorola apresenta oficialmente os Moto G5 e Moto G5 Plus

Novo Nokia 3310 – É oficial! O sonho que se tornou realidade!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.