Novos displays Facebook: especificações e preço

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook aposta cada vez mais na conexão entre pessoas e para isso acaba de lançar dois novos displays. O Portal + para chamadas entre um grupo de pessoas e o Portal Go que, graças a uma bateria, pode acompanhar-te pela casa toda.

Os dois equipamentos vão estar disponíveis a partir de 19 de outubro. O portal Go terá um custo de 199 dólares (cerca de 170 euros) e o Portal + custará 349 dólares, ou seja, aproximadamente 300 euros.

Portal Go: o primeiro display inteligente e portátil do Facebook

  • Câmara de 12 megapixéis
  • Ecrã de 10,1 polegadas
  • 1280x800 de resolução
  • Wi-Fi
  • Duas colunas

Graças a uma bateria integrada, este é o primeiro display portátil do Facebook. Por outras palavras, agora o pequeno dispositivo com cerca de um quilo pode acompanhar-te pela tua casa, à medida que te deslocas. Até está equipado com uma alça, na parte de trás, concebida exatamente para facilitar o transporte.

O ecrã tem 10,1 polegadas e oferece uma resolução de 1280x800 e a ligação Wi-Fi permite conectá-lo com a rede doméstica. Também oferece acesso ao serviço Spotify, por isso podes ouvir música, através deste dispositivo, quando não estiveres numa videochamada. É só aumentar o volume das duas colunas integradas.

Facebook Portal + com ecrã rotativo de 14 polegadas

É o modelo maior da linha portal devido ao ecrã de 14 polegadas que oferece uma resolução de 2160x1440. O ecrã rotativo permite ser rodado para a direita ou esquerda, ou para cima e para baixo.
O Portal + tem capacidade para mostrar de até 25 pessoas em simultâneo no modo galeria, numa videochamada Zoom. Por sua vez, as colunas estéreo oferecem "som de alta fidelidade para áudio cristalino", avança o Facebook.

Ambos os equipamentos disponibilizam também uma funcionalidade que permite que as câmaras de 12 megapixéis sigam o utilizador à medida que este se desloca. Por outro lado, a tecnologia de áudio com Inteligência Artificial permite que a tua voz seja ouvida pelo teu interlocutor, independentemente da distância que tens do microfone.

Facebook reforçou funcionalidades de privacidade na linha Portal

No que respeita à privacidade, o Facebook artilhou bem os equipamentos. Nesse sentido, colocou tampa para as objetivas dos displays e uma opção de mute nos microfones. Mais: a tecnologia de Inteligência Artificial das câmaras da linha Portal processa tudo localmente no equipamento, em vez de o fazer em servidores em nuvem.

A linha Portal é também à prova de crianças , graças a um bloqueio de ecrã que evita que os mais pequenos utilizem o equipamento sem um adulto por perto. O Facebook adianta ainda que o suporte para vários dispositivos WhatsApp chegará nos próximos meses.

Também o suporte para Microsoft Teams vai chegar em breve, mais especificamente no mês de dezembro. E assim que estiver disponível vai permitir que uses os displays Portal para aceder a calendários, contactos e ficheiros partilhados, assim como efetuar videochamadas através da plataforma Microsoft Teams.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook e Ray-Ban lançam óculos 'smart' com câmara por 329 €
  • WhatsApp testa nova funcionalidade para relatar mensagem específica no iOS e Android
  • IKEA apresenta carregador sem fios “invisível” para a tua secretária
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt