Novos BMW permitem pagar diretamente o combustível e o estacionamento

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

É mais um passo no caminho da integração de serviços de pagamento online nos sistemas digitais dos automóveis, tornando os próprios veículos numa espécie de ‘wallets’ digitais sobre rodas.

Neste caso a proposta chega da parte da BMW, que passou a disponibilizar o pagamento direto do combustível e do estacionamento a partir do sistema digital integrado nos seus veículos.

Para já apenas é possível fazê-lo nos veículos com as versões 8, 8.5 e 9 do BMW Operation System e em fornecedores selecionados. Mas o objetivo do fabricante é passara suportar a versão 7 do seu SO, mais fornecedores espalhados pelo país e mesmo noutros mercados na Europa (em alguns deles já é possível pagar o estacionamento desta forma).

Novos BMW permitem pagar diretamente o combustível e o estacionamento
Imagem: BMW Group

Da gasolina... ao hidrogénio

O novo sistema de pagamento parte da integração dos dados do cartão de crédito do utilizador na aplicação My BMW, que está acessível através do sistema digital do veículo e do respetivo ecrã tátil.

Uma vez integrados os dados, o utilizador tem depois acesso a um conjunto de ferramentas que lhe permite pesquisar e escolher os postos de combustível aderentes, de carregamento de EVs ou de parques de estacionamento. Também os postos de hidrogénio da H2 Mobility fazem parte deste ecossistema, integrados no projeto-piloto que abrange o BMW iX5 Hydrogen.

No caso de um posto de combustível comum, por exemplo, o processo de pagamento é (teoricamente) simples: após desligar o motor o utilizador acede à aplicação Tank Payments no ecrã central do veículo, bastando confirmar o local, escolher a bomba, o combustível e selecionar "Ativar e pagar agora".

Segundo um artigo do Gree Car Congress, o novo sistema da BMW está, para já, disponível nos postos aderentes das cadeias da Aral, Esso, HEM, Q1, Sprint, Team e Allguth, incluindo também a H2 Mobility para os veículos a hidrogénio.

A ideia da BMW é alargar este ecossistema a mais postos, marcas e países, permitindo que uma única conta BMW ConnectedDrive com BMW ID permita pagar o abastecimento de combustível e o estacionamento de forma quase automática.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.