O próximo processador de última geração da Qualcomm acaba de passar pela plataforma Geekbench que mostra, em números, a potência do seu desempenho.
Desta vez, o chip Snapdragon 8 Gen 3 foi testado no smartphone Red Magic 9 e registou resultados inferiores aos obtidos com o Samsung Galaxy S24+.
Processador Qualcomm chega com uma arquitetura diferente do seu antecessor
A curiosidade e expetativa começam a aumentar em relação ao próximo processador Qualcomm de última geração que vai alimentar os smartphones premium do universo Android. O chip acaba de passar pela plataforma Geekbench no interior do modelo Red Magic 9 a executar Android 14 e com 12 GB de memória RAM.
A surpresa é que, desta vez, registou resultados menos animadores do que quando passou pela mesma plataforma com o Galaxy S24+. Com o Red Magic 9, o processador obteve 1.596 pontos em núcleo único e 5.977 em testes multi-core.
Já com o smartphone Samsung, a sua pontuação foi bastante mais elevada: 2.233 pontos em single core e 6.661 pontos em multi core. A razão para esta diferença, ainda significativa, é desconhecida, mas pode existir a possibilidade de, mais uma vez, a Samsung “ter direito” a uma versão overclock personalizada para os seus terminais Galaxy.
O leaker Digital Chat Station está também a avançar que o novo chip Qualcomm chega com dois núcleos de 2,27 GHz, cinco núcleos de 2,96 GHz e ainda um núcleo de 3,19 GHz. Será ainda baseado no processo de 4 nm e terá uma arquitetura de 1+5+2, o que difere do seu antecessor que usa a arquitetura de 1+2+2+3.
Xiaomi 14 pode ser o primeiro smartphone a chegar ao mercado com novo chip Qualcomm
A Qualcomm irá anunciar o novo Snapdragon 8 Gen 3 durante o seu evento Tech Summit que, este ano, decorre de 24 a 26 de outubro. Aproximadamente um mês antes do que é habitual nesta marca.
Após este anúncio, começa a corrida dos fabricantes de smartphones para apresentar o primeiro equipamento no mercado com o novo chip de última geração.
Ao que tudo indica será a chinesa Xiaomi a ganhar esta corrida, com a apresentação e lançamento no mercado chinês da sua série de topo Xiaomi 14, logo no mês seguinte, novembro.
Editores 4gnews recomendam: