As aplicações são uma parte fundamental de qualquer smartphone. É através delas que comunicamos com os amigos, que lemos notícias, que ouvimos música e muito mais. Sem elas, os nossos smartphones são quase inúteis.
No entanto, a forma como olhamos para as aplicações continua a mudar. Conforme nos revela o relatório anual da entidade Appfigure´s, os utilizadores descarregam cada vez menos novas aplicações, mas gastam cada vez mais dinheiro nelas.
2025 confirma tendência de queda na descarga de novas aplicações
Os números revelados neste relatório mostram que, durante o ano de 2025, foram descarregadas cerca de 106,9 mil milhões de aplicações em todo o mundo. Uma cifra que engloba os downloads feitos na Play Store e na App Store.
Isto representa uma queda de 2,7% face a 2024 e o quinto ano consecutivo em que esta curva decrescente se verifica. Em boa verdade, o máximo de downloads anual foi registado em 2020 quando se estima que foram descarregadas 135 mil milhões de apps, em plena pandemia.
O segmento que regista a queda mais acentuada é o gaming, com 39,4 mil milhões de downloads. Isto representa uma queda de 8,6% face ao ano anterior.
Já no segmento de aplicações não gaming, foram registados cerca de 67,4 mil milhões de instalações em 2025. Neste caso, verifica-se até um tímido crescimento de 1,1% face a 2024.
Utilizadores gastam cada vez mais dinheiro em aplicações
Em sentido oposto ao volume de descargas de novas aplicações está o valor que os utilizadores gastam nelas. Em 2025, a Appfigure´s avança que foram gastos cerca de 155,8 mil milhões de dólares.
Isto representa um aumento de 21,6% face ao ano anterior, o que demonstra bem que os planos de monetização estão a dar resultado. Isto é o reflexo do sucesso que os planos de subscrições têm no economia atual, apesar das críticas de muitos utilizadores.
Olhando para esta tendência por categorias, o gaming volta a dominar com 72,2 mil milhões de dólares gastos em 2025, ou seja, mais 10% face a 2024. Já no segmento não gaming registou-se um gasto de cerca de 82,6 mil milhões de dólares, mais 33,9% que no ano anterior.
Para os que duvidam do sucesso do modelo de subscrição, estes valores não mentem e revelam que essa é efetivamente a fórmula vencedora. Quer se goste ou não, a verdade é que é por esta via que os criadores de aplicações fazem dinheiro atualmente.
Promoção do dia
O seu período de avaliação Premium terminou
