Novo processador de topo Qualcomm chega no outono

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Qualcomm aproveitou o entusiasmo gerado pelo evento Mobile World Congress para anunciar, na rede social X, que o seu próximo processador de topo vai ser apresentado no outono.

Naquela rede social, Don McGuire, diretor de marketing da fabricante, avançou que o novo chip chega com a CPU Oryon personalizada da empresa e que terá um aumento de desempenho NPU.

❗️Calling all Snapdragon Insiders…CMO @donnymac is in Europe this week for #MWC24 and has a special message - and some secret intel - just for you 🕵 pic.twitter.com/RBsBvytRlo

— Snapdragon UK (@Snapdragon_UK) 28 de fevereiro de 2024

Ainda que o vídeo publicado não tenha revelado pormenores sobre a arquitetura do novo Snapdragon 8 Gen 4, um rumor anteriormente divulgado avançou já com o seu potencial de desempenho.

De acordo com as informações divulgadas, o processador rodou o jogo Genshin Impact sem problemas, durante uma sessão de 45 minutos na resolução de 1080p e a 60 frames por segundo.

Tendo em conta que o novo Snapdragon 8 Gen 4 está ainda em fase de testes, é provável que obtenha posteriormente resultados melhores e consiga rodar este jogo em resolução mais elevadas.

Como habitualmente, a Xiaomi deverá incluir este chip na nova série de topo Xiaomi 15, assim como a Samsung pode também usá-lo na série Galaxy S25 – pelo menos, na variante Ultra a nível global, à semelhança do que aconteceu este ano.

Snapdragon 8 Gen 4 terá superado chip M2 da Apple

Mas as notícias melhoram. De acordo com outro rumor, o novo Snapdragon 8 Gen 4 terá superado o chip M2 da Apple em testes de stress extremo na plataforma 3DMark Wild Life.

Aparentemente, o processador Qualcomm registou uma pontuação superior em 10% ao chip da Apple. Este é um feito considerável para a Qualcomm, se tivermos em conta que o processador M2 foi desenvolvido para equipamentos maiores como os computadores da Apple.

Mas antes do lançamento em outono do Snapdragon 8 Gen 4, a Qualcomm deve lançar ainda outro chip que vai posicionar-se, em termos de desempenho, entre os chips Snapdragon 8 Gen 2 e Snapdragon 8 Gen 3.

Este processador pode assumir o nome comercial de Snapdragon 8s Gen 2 ou Snapdragon 8 Gen 3 Lite.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt